O conselheiro, pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Junior, relator do processo apresentou parecer pela mudança da data de 01 de Outubro para o dia 29 do mesmo mês. O representante Coordenadoria de Processos de Seleção, Marcelo Bilobrovec, argumentou que em ambas as datas haveria condições de trabalho para a CPS, mas que a segunda data seria mais favorável por haver mais tempo entre o encerramento dos pagamentos das inscrições e a distribuição do ensalamento.
O representante discente, Luis Henrique Mendonça do Prado, argumentou que, de qualquer forma, com as datas em outubro, os estudantes da escola pública não concluem a grade curricular a tempo para estudar para o PSS, mas que a prorrogação para o final do mês seria benéfica. Neste sentido, o reitor, professor Miguel Sanches Neto, na presidência do Conselho, destacou a importância de que as decisões sobre o ingresso na Universidade sejam pautadas nas demandas dos estudantes das escolas públicas, visto que a UEPG é reconhecida como a instituição no Brasil que mais tem vagas de cotas para este perfil de candidato.
A conselheira Silvana Oliveira reiterou a importância de se incluir representantes das escolas públicas da região nas discussões relativas ao PSS e ao Vestibular. “O nosso desafio agora é trazer os alunos das escolas públicas para o PSS, dada a nova política de cotas que conseguimos aprovar, e que agora precisamos implementar. Ela só faz sentido se chega aos interessados e se há inscrições desse público que ela pretende alcançar”.
Sobre o PSS
Os estudantes interessados em participar do PSS, e também do Vestibular da UEPG, podem acessar os conteúdos programáticos, obras literárias e gêneros de redação, no site da CPS.