52º Fenata leva novas Mostras aos palcos e restaurantes de Ponta Grossa

Compartilhe

Com o objetivo de expandir apresentações e formar novos públicos, o Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fenata – UEPG) traz como proposta para a sua 52ª edição novas Mostras, que promovem apresentações em espaços diversos. Em 2024, o Fenata acontece entre 07 e 13 de novembro, e recebe mais de 300 artistas de 35 grupos.

A principal novidade deste ano é a Mostra Teatro de Boteco, inédita em edições anteriores e que promove a celebração do teatro em espaços gastronômicos de Ponta Grossa. São cinco Mostras para 2024: Teatro Experimental, Palhaçaria, Teatro Científico, Teatro Universitário e Mostra Teatro de Boteco. Também retornam ao palco as Mostras tradicionais do Festival: Teatro Adulto, Infantil, Mostra Às Dez em Cena, Mostra Campos Gerais, Teatro de Rua e Mostra Especial. São mais de 100 apresentações em diferentes espaços da cidade.

Apesar de novidades enquanto Mostras, as categorias criadas para esta edição já foram representadas em anos anteriores, por meio de peças que contemplam suas temáticas. A ‘Palhaçaria’, por exemplo, foi tema de toda a 51ª edição do Festival.

Teatro de Boteco

A Mostra Teatro de Boteco acontece durante todos os dias do Fenata, em diferentes restaurantes e bares parceiros do Festival, que receberão a peça ‘Rádio Comida’, do grupo artístico homônimo, de Piracicaba (SP). Além de receber a peça, os estabelecimentos trarão ao público o seu próprio Fenata: pratos inspirados pelo teatro e que competirão por prêmio a ser entregue no encerramento do Festival.

Em ‘Rádio Comida’, o espectador é levado a uma viagem gastronômica e musical pelo mundo na companhia de uma trupe que promete animar as noites de apresentação. O elenco da peça, composto por Rafael Almeida, Alexandre Franklin e Fernando Kudder; que também é diretor; garante risadas e aplausos em uma apresentação musical eclética, livre para todos os públicos.

“O Festival mais incrível do Brasil, que transforma toda a cidade em um grande palco”. Assim o diretor da peça, Fernando Kudder, descreve o Fenata. Em circulação desde 1998, Rádio Comida esteve presente em quatro edições do Fenata. O diretor destaca a importância do evento para a construção constante da peça: “O Fenata já levou ‘Rádio Comida’ a penitenciárias, colégios, lares de idosos e tantos outros lugares diversos, que possuem sua linguagem musical própria, o que nos obrigou a ‘tirar alguns coelhos da cartola'”, brinca.

Acostumados com palcos não convencionais, os membros de Rádio Comida ressaltam o desafio prazeroso de adaptar a apresentação a espaços diversos, aliando elementos da culinária local com os gostos musicais do público: “É sempre desafiador, mas também é sempre divertido. A recepção do público sempre traz a sensação de que conseguimos mudar o mundo por meio da arte”.

Texto: Gabriel Miguel | Foto de Capa: William Clarindo | Foto interna: Milena Feltrim (produção Rádio Comida)


Compartilhe

 

Skip to content