Cuidados e atividades físicas marcam Novembro Azul da Progesp-UEPG

Compartilhe

Como foco nos servidores, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Progesp-UEPG) realizou na última quarta e quinta-feira (28 e 29) uma ação relacionada ao Novembro Azul e o cuidado a saúde do homem. O espaço para as atividades foi montado no Pavilhão Didático do curso de Educação Física da UEPG no bloco G do Campus Uvaranas. Foi ofertado transporte para servidores que atuam no Campus Centro para a participação.

De acordo com o diretor de Qualidade de Vida e Trabalho da Progesp-UEPG, professor Paulo Lemos, a programação foi organizada para promover a saúde, bem-estar e prevenção para o servidor. “O objetivo também foi de conscientizar sobre o Câncer de Próstata, a importância das atividades físicas, incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos, para melhorar sua qualidade de vida”, explica.

Lemos lembra ainda que segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023, no Brasil, foram estimados mais de 70 mil casos de câncer de próstata, sendo o segundo mais comum entre os homens. Para ele, o equilíbrio da saúde física, mental e social é fundamental para garantir não só a saúde, mas também o bem-estar e produtividade dos servidores.

No primeiro dia foram realizadas atividades físicas, descontraídas e divertidas, tais como técnicas básicas de defesa pessoal, conversa sobre a importância da saúde física e autoconfiança e, no fim, uma disputa de cabo de guerra. Todas as atividades foram mediadas pelo Professor Riqeldi Lise, do Departamento de Educação Física da UEPG.

Já no segundo, estações interativas sobre temas essenciais para a saúde masculina foram dispostas. O Departamento de Enfermagem da UEPG realizou diversos testes e exames rápidos de: ISTs, HIV, Sífilis, IMC e aferição de pressão arterial. O Ambulatório de Saúde Integrativa (ASI) promoveu sessões de auriculoterapia, uma prática terapêutica que promove relaxamento e equilíbrio por meio de estímulos no pavilhão auricular. Por fim, o Ambulatório de Saúde do Campus de Uvaranas realizou um quiz sobre mitos e verdades da saúde masculina. Os que acertaram mais respostas receberam um presente especial.

Texto e fotos: Tierri Angeluci


Compartilhe

 

Skip to content