HU-UEPG recebe novos residentes em saúde

Compartilhe

Um novo tempo, uma nova fase. Para os 92 novos residentes em saúde dos Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), a manhã de sexta-feira (01) marcou o início de uma nova etapa em suas trajetórias profissionais. Em evento no Centro Integrar, no Campus Uvaranas, os pós-graduandos foram recebidos para integração e orientações.

“Estejam em casa. Vocês fazem parte da UEPG”. O professor Ivo Mottin Demiate, vice-reitor, enfatizou aos pós-graduandos a qualidade das Residências em Saúde dos HUs da UEPG. “Vocês vão estar em um ambiente de aprendizado, mas que também está em funcionamento, na vida real, onde as coisas estão acontecendo, a assistência e aquela correria do hospital. Aproveitem ao máximo. Vocês sairão daqui profissionais de excelente qualidade, no que depender de nossos professores, agentes universitários e funcionários”, enalteceu.

A professora Fabiana Postiglione Mansani, diretora geral dos HUs, apresentou as unidades de saúde, sua estrutura e atendimentos (Hospital Universitário; Hospital Universitário Materno-Infantil; Ambulatório Universitário Amadeu Puppi; e Casa da Acolhida), bem como as obras em andamento, como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e a sede da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML), que irão abrigar, além dos atendimentos à comunidade, salas de aula e centro de anatomia humana. “Tudo que a gente faz é exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS), prestando assistência multiprofissional e integral ao paciente”, enfatizou. “Nós temos aqui profissionais de todas as áreas da saúde e a importância de vocês estarem aqui juntos é para prestar essa assistência de qualidade”.

Residências

As residências são pós-graduações na modalidade de ensino-serviço, com regime de horário integral e dedicação exclusiva (60 horas semanais), com bolsa no valor de R$ 4.106,09. O HU-UEPG recebe residentes de todo o país nas modalidades de Residência Médica e Multiprofissional. Iniciam agora um trajeto de aprendizado e formação em saúde 68 residentes multi e uniprofissionais e 24 residentes médicos.

Na Residência Médica, os alunos podem se especializar nas áreas de Anestesiologia; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Endoscopia; Medicina Intensiva; Neurologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica; e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nas residências multiprofissionais, são nove programas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Enfermagem Obstétrica; Epidemiologia e Controle de Infecções; Intensivismo; Neonatologia; Reabilitação; Saúde do Idoso; Saúde Mental; Urgência e Emergência. Participam das residências em saúde no HU-UEPG profissionais graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Texto e fotos: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content