A tecnologia anda de mãos dadas com a assistência no Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). O Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (Nucih) instalou na última quarta-feira (14) um sistema que cadastra notificações de doenças compulsórias. O trabalho, que antes acontecia por preenchimento físico de fichas, agora acontece digitalmente. Com a novidade, o Hospital se torna uma unidade notificadora digital no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Doenças de notificação compulsória são qualquer doença que a lei exija comunicação às autoridades de saúde pública. Os dados permitem o monitoramento a doença e permitem antever possíveis surtos. Atualmente, o Nucih faz o monitoramento das doenças compulsórias, preenche as fichas físicas e encaminha para a vigilância epidemiológica do município, que fica a cargo de dar prosseguimento a nível estadual e federal.
“Com a instalação do sistema, passaremos a contribuir ativamente no processo de notificação, de forma digital, facilitando o trabalho. Assim, teremos um controle maior das notificações e conseguiremos visualizar as informações que precisam ser qualificadas”, explica a coordenadora do Nucih, Pollyanna de Oliveira Borges.
Caroliny Stocco, enfermeira da 3a Regional de saúde, esteve no Núcleo para passar os primeiros procedimentos após a instalação do sistema. Anteriormente, a equipe recebia as fichas físicas do HU e as preenchia manualmente no sistema. “É a primeira vez que há instalação desse sistema fora dos nossos domínios, aqui na região. Para nós, é uma novidade, uma primeira experiência, que precisaremos adaptar o fluxo”, informa. Os próximos passos do Nucih serão intensificar a rede de profissionais, para a colaboração dos fluxos de preenchimento das fichas.
Texto e fotos: Jéssica Natal