Neste evento, o referido termo ganhou destaque com novos recursos, ideias e experiências para transcender o conceito e ressignificá-lo para um único meio: a Educação Superior. Destarte, o desafio dessa temática consiste em demonstrar as potencialidades do ensino superior ao inovar e criar experiências educacionais significativas para sociedade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em torno de suas próprias estratégias curriculares, pedagógicas e didáticas.
Segundo o professor Carlos Willians Jaques Morais, “no que tange às Convergências, percebem-se variadas práticas incomuns circulando hoje no universo da educação, como: convergência entre mídias, bases de dados que conversam entre si, educação aberta, aprendizagens colaborativas, comunidades de prática, convergências em termos de multimodalidade e recursos didáticos, bem como convergências e hibridismos em práticas pedagógicas, entre outras. Tendo em vista a integração dessas convergências ao nosso cotidiano e a sua intensificação aos processos de ensino-aprendizagem, é que se abre um amplo leque de possibilidades para apresentação de trabalhos que se relacionam à temática do Simpósio”, explica.
Nesse sentido, dá-se oportunidade de produções e colaborações acadêmicas para o 2º Simpósio de Inovações no Ensino Superior por meio de relatórios, análises e discussões em torno das convergências de concepções, metodologias, tecnologias e modelos educativos, que respondam aos anseios do ensino superior brasileiro em um momento em que as necessidades sociais e culturais desafiam as universidades.