O projeto de extensão Odisseia da Física, vinculado ao Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Defis-UEPG), leva estudantes de Ensino Médio a conhecer a ciência de forma prática. Desde o início de setembro, o projeto realiza encontros que combinam palestras e atividades práticas sobre diferentes temas, para abordar as possibilidades profissionais que a formação oferece. Na última sexta-feira (13), o grupo assistiu à palestra do professor Francisco Serbena, que abordou o tema ‘Vidros, vidrocerâmicas e aplicações’.
O cronograma do projeto coincide com o período de inscrições para o Vestibular UEPG 2024, que encerram em 30 de setembro, para auxiliar os estudantes em sua decisão de carreira. Durante
Para o professor Serbena, a Odisseia é uma experiência muito proveitosa para aproximar a Física do cotidiano das pessoas e mostrar o grande campo de aplicação que a ciência tem. “Estamos abrindo a Universidade para estudantes de Ensino Médio, para mostrar as pesquisas que desenvolvemos aqui. Esperamos que a atividade possa despertar o interesse nos alunos em fazer ciência”. O professor acredita que a Odisseia foi proveitosa para os alunos conhecerem a Física como potencial carreira profissional.
As atividades iniciaram abordando o tema “Luz azul e insônia”, apresentado pela professora Andressa Novatski, no Complexo de Laboratórios Multiusuários, no Campus Uvaranas. Participam do projeto 13 estudantes de diferentes escolas, que se reuniram para conhecer as salas de aula e os laboratórios do curso. O projeto é coordenado por cinco professores do Defis, cada um apresentando sua linha de atuação e pesquisa, e onze estudantes de graduação, dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, Mestrado e Doutorado.
O professor Aloisi Somer, um dos coordenadores do projeto, explica que o objetivo da iniciativa é atrair e motivar estudantes a procurar a carreira da Física, ao proporcionar uma imersão por meio de palestras e atividades experimentais. “O evento visa desmistificar a Física e torná-la mais acessível e interessante. Essa abordagem interativa permite que os alunos vejam de perto as aplicações das pesquisas nas diversas áreas e compreendam sua importância no desenvolvimento tecnológico e científico”. Para o professor, o foco do evento é apresentar as diversas opções profissionais que a formação em Física permite.
Além de auxiliar os estudantes a tomarem decisões profissionais, o contato com pesquisadores permite o desenvolvimento de habilidades pedagógicas. “Para nós, esta interação permite que passemos um pouco da nossa experiência sobre as possibilidades profissionais e mostrar a nossa rotina na Universidade”, exalta a pós-doutoranda Bruna Kurelo, que apresentou aos alunos o Laboratório de Implantação Iônica por Plasma, onde desenvolve sua pesquisa.
Texto e fotos: Gabriel Miguel