Alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam reconhecimento do trabalho em pesquisa no 25º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística (GBPD). O evento aconteceu dias 01 a 03 de junho, em Gramado, Rio Grande do Sul, e homenageou o professor da instituição, João Carlos Gomes, além de premiar quatro pesquisas realizadas por alunos da graduação e pós-graduação.
O evento celebrou os 50 anos de existência da entidade e reuniu professores, pesquisadores e profissionais da dentística, área que busca melhorar a estética e função dos dentes de forma minimamente invasiva. Uma comitiva de 50 alunos da UEPG prestigiou o evento presencialmente e recebeu os prêmios em mãos – das 12 categorias em disputa, quatro foram concedidas para a instituição, sendo a Universidade mais premiada do evento.
Na área da iniciação científica, a UEPG levou o primeiro, segundo e terceiro lugares. Na categoria de Pesquisa Clínica e Laboratorial na pós-graduação, a instituição garantiu o terceiro lugar. Ao final, os primeiros lugares de cada área participaram de uma premiação geral, com votos do público e da banca, que premiou Amanda Machado com a melhor pesquisa. “Foi muito mais do que a participação em um evento científico, foi a decisão que eu precisava para a minha vida acadêmica e futuramente profissional”, ressalta a vencedora.
Foi a primeira vez que Amanda apresentou um trabalho em evento científico. “Nossa pesquisa em dentística está muito atrelada à prática clínica, de modo que o embasamento teórico deve ser aplicado de forma a contribuir no aprimoramento de tratamentos para o avanço na especialidade como um todo, beneficiando assim toda a comunidade”, ressalta.
Todos os projetos premiados foram produzidos em conjunto com alunos da Pós-Graduação em Odontologia da UEPG e orientados pelos professores Alessandro Loguercio e Alessandra Reis. “Todos estes fatores coroam o trabalho que a área de concentração em dentística vem executando frente ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UEPG, que fazer o nosso curso ser cada vez melhor”, ressalta Loguercio.
A acadêmica Pamela Louise de Andrade, também premiada na categoria de iniciação científica, se diz grata pela oportunidade de aprender e vivenciar a pesquisa ainda na graduação. “Fez com que eu tivesse cada vez mais vontade de seguir dentro da área, o conhecimento e técnica apresentados durante esse trajeto já contribuem no meu desenvolvimento acadêmico clínico e teórico durante as aulas”. Para ela, o sucesso do trabalho também se deve à parceria com professores e colegas de curso. “Fazer pesquisa dentro da universidade oferece aos alunos uma oportunidade de conhecimento infinitos, o que forma profissionais mais críticos e preparados”.
“Como eu nunca havia apresentado um trabalho, nem passava pela minha mente que poderia chegar no pódio e quando li meu nome não acreditei. Foi um momento muito especial”, conta Cecília Wosniacki Bicudo. Ser pesquisadora ainda na graduação faz com que o profissional entenda melhor as soluções para problemas da rotina profissional, segundo a acadêmica. “A UEPG nos dá equipamentos e materiais que viabilizam muito a pesquisa, tanto que traz profissionais incríveis de outros lugares para fazer pós-graduação aqui. É muito bom para incentivar quem realmente gosta da área da pesquisa”, completa.
Na área de pós-graduação, a doutoranda do PPGO, Romina Ñaupari Villasante, recebeu o terceiro lugar. “Foi um reconhecimento merecido a todo o trabalho da equipe, que vem desde a orientação até a cada um de nós pós-graduandos e bolsista da iniciação científica”. Romina está no segundo ano do doutorado e celebra o tempo de aprendizado que viveu até aqui. “Esse trabalho de pesquisa representa pra mim um presente na minha vida acadêmica. A área de dentística, como outras áreas da odontologia, tem um constante desenvolvimento de materiais, técnicas e protocolos, e que vão mudando ao longo do tempo”, completa.
Os trabalhos premiados possuem colaborações com outras instituições, como a Universidade Central do Maranhão (Ceuma), Universidade Federal Fluminense (UFF) e University of Turku (Finlândia). As pesquisas também contaram com colaborações internas: professora Christiane Phillippini Ferreira Borges, do Departamento de Química; e o professor Luis Antônio Pinheiro, do Departamento de Engenharia de Materiais. Confira a lista de premiados e os títulos dos trabalhos no link aqui.
O professor João Carlos Gomes ainda foi homenageado pelo trabalho desempenhado no Grupo, como presidente (de 1997 a 1999 e 1999 a 2001) e organizador de eventos anteriores. “Foi uma honra receber uma homenagem tão marcante, por conta da nossa contribuição que tivemos nas nossas duas gestões, levando o grupo a parcerias com praticamente com todos os cursos de odontologia do Brasil. Eu me senti muito gratificado e honrado”, celebra o docente e reitor da UEPG por três gestões.
No mesmo evento, João Carlos lançou o primeiro volume do livro ‘Odontologia Digital: protocolos clínico e laboratorial’, obra escrita em parceria com Giovana Mongruel Gomes Schmidt e de coautoria de pós-graduandos em Odontologia da UEPG. “Este é um tema bastante instigante para a odontologia e nós ficamos muito honrados em poder lançar este livro no evento”, salienta o docente. A obra foi produzida com base em pesquisas produzidas no Centro de Odontologia Dogotal da UEPG (COD). “Este laboratório forma alunos da graduação e pós da nossa instituição e o livre presente contribuir para a formação de acadêmicos e profissionais de odontologia digital”, completa.
O livro pode ser adquirido pelo link aqui.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação