A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Divisão de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DEU-Proex), abriu edital seleção de ações ligadas ao desenvolvimento sustentável. O objetivo é estimular submissões de projetos que contemplem áreas temáticas identificadas com a extensão universitária e estejam em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O edital acontece no âmbito do Programa de Fomento às Ações Extensionistas de 2023. As propostas devem ser submetidas até 18 de novembro, via formulário on-line.
Conforme a diretora de Extensão Universitária, Sandra Maria Scheffer, foram elencados três ODS, a partir das linhas temáticas da extensão – Igualdade de Gênero (ODS 5); Redução das Desigualdades (ODS 10); e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16). “A ideia é promover a iniciação extensionista de acadêmicos da graduação, em projetos que contribuam para o debate e a resolução dessas demandas sociais”.
Para a submissão, a proposta deverá estar claramente caracterizada como extensão universitária, voltada ao atendimento da comunidade externa; ter o envolvimento obrigatório de alunos de graduação da UEPG; estar em consonância com os ODS elencados no edital; e ter prazo de execução de 12 meses. O projeto deve considerar ainda as linhas temáticas previstas, não sendo possível concorrer em mais de uma linha ou apresentar mais de um projeto por coordenador. Para este edital, serão ofertadas 10 bolsas extensionistas.
Os interessados devem apresentar formulário de proposta do projeto de extensão (anexo ao edital); documento comprobatório de não estar inadimplente em atividades de pesquisa, extensão ou atividades integradas; Currículo Lattes completo e atualizado, referente ao período de 2019 a 2021; e plano de trabalho dos bolsistas indicados, regularmente matriculados em 2023. Cada proposta poderá indicar até dois bolsistas (titular e suplente). A bolsa será de R$ 500 (fevereiro a dezembro).
ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da chamada “Agenda 2030”, um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
Confira a íntegra do edital no link aqui.
Texto: Neomil Macedo | Foto: William Clarindo