Dia da Biblioteca é celebrado com atividades para a comunidade na UEPG

Compartilhe

A Biblioteca Central Professor Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG) promoveu atividades para a comunidade interna e externa, alusivas ao Dia da Biblioteca, nos dias 08 e 09 deste mês. As ações envolveram oficinas de defesa pessoal e de origami, na Bicen do Campus Uvaranas.

No dia 08, a oficina de defesa pessoal para mulheres foi ministrada por Geisy Nascimento, campeã paranaense e brasileira de Kickboxing, paranaense de Muay Thai e jiu-jitsu, além de única lutadora profissional de MMA de Ponta Grossa. Com uma aula prática, Geisy ensinou técnicas para que as mulheres pudessem se defender em situações que possam colocar sua integridade física em risco.

Para Geisy Nascimento, oferecer uma oficina de defesa pessoal dentro da Biblioteca foi uma experiência completamente diferente do que está acostumada. “É um local onde nem se pensa em fazer uma atividade desse tipo; estamos acostumados a passar essas aulas em espaço abertos como praças, academias etc., mas foi uma oficina muito legal e divertida de fazer, com as mulheres participando, treinando e tirando muitas duvidas sobre a atividade”. A atleta também afirma que saber se defender é algo essencial, principalmente em se tratando do contexto atual da violência de gênero no estado do Paraná.

Rafaela Martins, bolsista do Escritório de Relações Internacionais da UEPG (ERI), participou da oficina. “Achei muito útil, principalmente por aprender ao menos o básico pra me proteger em situações de risco. Torço pra nunca precisar usar as técnicas, mas agora sei que, se algo acontecer, já tenho uma ideia de como agir”, Para ela, a aula foi superexplicativa, “e mesmo sem conhecer nada sobre artes marciais, consegui entender bem como tudo funciona”. Geisy destaca que saber defesa pessoal não é iniciar um combate, mas sim ter consciência, postura, “estar alerta a tudo na rua ou em casa, pra que possa antever as situações e se prevenir antes do fato”.

Já no dia 09, uma oficina de origami trouxe a cultura oriental para a comunidade. A atividade foi conduzida pela professora Rosita Maria Bastos dos Santos, do Departamento de Estudos da Linguagem. “O origami é uma tradição milenar, muito associada à cultura japonesa, que posteriormente se expandiu para outros países do Oriente. Era inicialmente usada em cerimônias e depois foi popularizada”, explica a professora.

A diretora da Biblioteca Central, Maria Lucia Madruga, ressalta a importância das iniciativas para integrar cada vez mais a comunidade com a UEPG e o ambiente da Biblioteca. “As duas ações se complementam. As atividades são válidas, pois a Biblioteca vai de encontro com um dos tópicos da missão da Universidade Estadual de Ponta Grossa: assumir o compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente responsável, respeitadora da diversidade e livre de todas as formas de opressão ou discriminação de classe, gênero, etnia ou nacionalidade”.

Sobre a data

O Dia da Biblioteca integra um conjunto de datas comemorativas nacionais e internacionais celebradas em abril, começando em 02 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, em referência ao nascimento de Hans Christian Andersen, um dos pioneiros na adaptação de fábulas para a linguagem infantil, e incluindo o dia 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato). Entre essas duas datas, em 09 de abril, foi instituído o Dia Nacional da Biblioteca no Brasil (Lei nº 84.631/1980), como forma de valorizar as bibliotecas e conscientizar sobre sua relevância para a educação, a cultura e o desenvolvimento social.

Texto: Helton Costa e Domitila Gonzalez. Fotos: Helton Costa, Domitila Gonzalez e Kauan de Souza (sob supervisão de Domitila Gonzalez).

Compartilhe

 

Skip to content