A segunda fase da Olimpíada Ponta-grossense de Matemática (OPMat), levou mais de mil estudantes de Ensino Fundamental e Médio ao Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no último sábado, 21 de setembro. O evento, que está em sua décima edição, é organizado e promovido pelo Departamento de Matemática (Demat), da Universidade, por meio do projeto de extensão Olimpíadas de Matemática.
Realizaram a segunda etapa da OPMat competidores dos níveis Um a Quatro da competição, compreendendo estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, aprovados na primeira fase, que aconteceu no dia 25 de maio. Também participaram da Olimpíada alunos de Ensino Fundamental I (segundo a quinto ano), na etapa única dos níveis Mirim e Júnior.
Ao todo, participaram desta fase da competição 1.403 estudantes, representando uma taxa de presença de 80% em relação às inscrições. Os participantes com maior pontuação nesta fase da OPMat receberão medalhas na premiação da prova, que acontece no dia 14 de dezembro. “Penso que a alta taxa de presença na OPMat se deve ao fato de que muitos pais, professores e equipes gestoras das escolas acompanham e incentivam as crianças e adolescentes a participar. Eles reconhecem a sua importância para a formação dos jovens” comenta a coordenadora do projeto Olimpíadas de Matemática, professora Elisangela Meza.
A professora Anne Caroline Gomes é coordenadora pedagógica da Escola Municipal Edgar Zanoni, uma das instituições mais presentes na OPMat em participação dos alunos, e desde 2016 acompanha os estudantes na competição. Ela destaca que a competição auxiliou a mudar a visão das turmas sobre a matemática e ajudou a melhorar as notas na disciplina. “Vejo muito interesse nas crianças em desenvolver melhor as habilidades na Matemática. Eles se sentem estimulados em participar da competição e representar a escola”, celebra.
O impacto da OPMat na vida das crianças também pode ser sentido em casa. “A Manu sempre foi ‘ligada no 220’, então outras atividades acabam se tornando monótonas. Ela começou a se interessar pela Matemática pelo desafio de achar respostas e solucionar problemas”, relata Isabela Nogueira, mãe da Manuela, que participou neste fim de semana da sua segunda OPMat. Nogueira, que trabalha como técnica farmacêutica, destaca a dedicação da sua filha para a prova, que a ajudou a se reconhecer como pessoa e descobrir suas habilidades.
Programação completa
Além da premiação da Olimpíada Ponta-grossense de Matemática, em 14 de dezembro, o projeto de extensão Olimpíadas de Matemática promove outras atividades para os próximos meses de 2024. No dia 18 de outubro, o projeto realizará a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em mais de duzentos municípios do Paraná. O Festival da Matemática da UEPG chega à sua terceira edição em 23 de novembro, com a proposta de apresentar a matemática à comunidade, por meio de atividades lúdicas e exercícios lógicos.
Texto e fotos: Gabriel Miguel