Em partida histórica neste domingo (08), o Operário Ferroviário de Ponta Grossa, time que se confunde com a própria história do futebol brasileiro, venceu o São Bernardo por 1 a 0, sob forte chuva. As condições climáticas exigiram muito do time ponta-grossense, que, com a vitória, está de volta à Série B. É uma conquista para a cidade de Ponta Grossa.
O Operário e a UEPG têm uma parceria inédita. O Centro de Treinamento do Operário está instalado no Campus Uvaranas da UEPG, e é resultado de um convênio para formar profissionais da educação física e de outras áreas em contato com o futebol profissional, melhorando a relação entre teoria e prática, e criando condições ideais de treino para o time. São três campos oficiais e estruturas complementares disponibilizadas para os atletas. Novos projetos estão em andamento, buscando dar formação para integrantes das categorias de base, pois futebol e educação são áreas indissociáveis.
Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, que assistiu ao jogo sob forte chuva e com uma tensão ainda mais forte, a vitória hoje do Operário, e consequente elevação para a Série B, é mais um presente que a cidade recebe pelos seus 200 anos. “O operário é uma instituição local, é um coração coletivo pulsante, que nos dá entusiasmo para continuar trabalhando em prol da nossa sociedade”, enfatiza.
Vários professores, servidores e alunos são integrantes da torcida do fantasma e torceram pelo resultado. A UEPG parabeniza todos os jogadores, a equipe técnica e a torcida, que fazem da cidade de Ponta Grossa um centro futebolístico de importância nacional.
Somos todos Operário esta noite!
Foto: André Jonsson / Ofec