O Ambulatório de Saúde Integrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ASI-UEPG) realiza nesta quinta-feira (21) o primeiro encontro do Projeto Ouvir&Autocura, com a palestra ‘A escuta como instrumento de cuidado e apoio emocional’. O encontro acontece em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e inicia às 19h, com transmissão via Google Meet. O evento é gratuito e com certificação.
A atividade faz parte da inauguração do Ambulatório, que em outubro preparou atividades com a comunidade interna e externa. A chefe do ASI, Milene Zanoni, explica que esta é a primeira de uma série de encontros que serão organizados em parceria com o CVV. “A ideia é discutir sobre a escuta acolhedora e a importância do acolhimento do sofrimento e da escuta qualificada dos nossos profissionais”. Para Milene, é importante aprender a ouvir para primeiro se curar. “Assim, saberemos acolher a dor do outro: sabendo acolher a própria dor”.
A palestra será conduzida pela psicóloga do ASI, Gabriela de Miranda e o voluntário do CVV, Antônio Carlos Vilela. “É importante primeiro saber se ouvir para depois estar aberto e acolher e entender a mensagem que o outro está querendo te passar”, ressalta Milene. “Quando nós temos equipes e pessoas preparadas, que estão dispostas a ouvir sobre o sofrimento do outro, conseguimos promover efetivamente a vida e fortalecer vínculos”, completa.
Interessados em participar devem preencher formulário disponível no link. Mais informações estão disponíveis nos telefones (42) 3220 3744 ou (42) 2102 8916.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal