UEPG recebe palestra sobre arte brasileira com curadora renomada

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu palestra da renomada artista e curadora de exposições Maria José Justino. A palestra ‘Tradição e Ruptura na Arte Brasileira’ aconteceu no auditório do Museu Campos Gerais (MCG) e foi organizada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA), em parceria com a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC).

Durante a palestra “Tradição e ruptura na arte brasileira”, Maria José Justino apresentou panorama histórico da produção artística no Brasil, abordando fatos sobre as principais obras e artistas, que marcaram história da cultura brasileira. A conversa resgatou a trajetória das artes plásticas no Brasil, desde o final do século XIX até a década de 1930, com destaque a um dos momentos mais marcantes à cultura do país, a Semana de Arte Moderna de 1922.

Importantes artistas brasileiros e paranaenses como Anita Malfatti, Pedro Américo, Alfredo Andersen e João Turin e suas obras foram tema da apresentação, que buscou criar relações entre o passado e a contemporaneidade. A palestrante apresenta uma longa relação com a produção artística, tanto como pesquisadora, com doutorado em Ciências das Artes pela Universidade de Paris VIII, na França, quanto como curadora de exposições em diversos museus pelo Brasil, como o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

O evento foi coordenado pelo professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, do PPGCSA e pró-reitor de Graduação, e Luiz Carlos Ribeiro, professor convidado do Programa. Participaram da atividade professores e estudantes de Artes Visuais, e dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas e História.

Texto: Gabriel Miguel | Fotos: Vitor Bomfim Lopes (Arquivo pessoal)

 


Compartilhe

 

Skip to content