Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram na tarde desta terça-feira (08) da palestra ‘Da Orientação ao Respeito: Práticas para Prevenir Assédio no Ensino Superior’. Promovida pelo Programa Docência no Ensino Superior (DES), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a atividade passou informações sobre os diferentes tipos de assédio, sob fala da professora Maria Cristina Rauch Baranoski.
Desde 2019, a instituição realiza a campanha permanente “UEPG está de olho”, que promove ações de conscientização, abordagens e palestras. A comunidade universitária ainda pode contar com canais de denúncia e solicitações, como a Ouvidoria, pelos (42) 3220 3184, ouvidoria@uepg.br ou neste link; e o Canal de Escuta da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, pelo WhatsApp (42) 3220-3237.
“Nós estamos evoluindo enquanto sociedade, e o processo de formação precisa ser contínuo, para que práticas que aconteciam no passado não sejam repetidas ou naturalizadas”, destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Ele ressalta as ações executadas entre Prograd e Prae para estimular denúncias e conscientizar a comunidade. “Nosso papel é duplo, combater o assédio e sermos exemplo, para que outras instituições se encorajem para entrar num processo de combate a todas as formas de assédio e discriminação”.
A professora do Departamento de Enfermagem, Elaine Cristina Rinaldi, diz ser importante alinhar a temática do evento entre os professores. “A palestra nos auxilia a observar e prevenir assédio entre nossos colegas e alunos, e algo que poderia estar normalizado nos leva a rever, por isso acredito que este evento teve um benefício muito grande para nós”, completa.
Texto e fotos: Jéssica Natal