Professor da UEPG palestra em conferências na Coreia do Sul e Singapura

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa no outro lado do planeta. O professor do curso de Direito, Fabrício Bittencourt, esteve na Coreia do Sul e Singapura para palestrar sobre pesquisas desenvolvidas na instituição. O docente abordou o Legal Design e o Visual Law, ferramentas que facilitam a comunicação jurídica em sistemas de justiça. Os eventos ocorreram de 01 a 14 de novembro.

Na Coreia do Sul, Fabrício esteve no evento da Organização Internacional de Formação Judiciária, em que palestrou sobre os dilemas do acesso à justiça. Em Singapura, a Conferência da Associação Internacional para Formação Judicial trouxe como tema central a confiança no judiciário. Cada evento contou com palestrantes e plateias de mais de 50 países. “Foram oportunidades relevantes não apenas para divulgar nossa atuação, produção científica e o nome da UEPG em âmbito internacional, mas também para aprender muito com relatos de experiência e apresentações acadêmico-profissionais de experts oriundos dos cinco continentes”, descreve o docente.

Em cada país, o Visual Law e o Legal Design foram debatidos em perspectivas distintas: na Coreia do Sul, Fabrício abordou como elas podem ser aplicadas na comunicação com o cidadão; já em Singapura, o foco foi a pesquisa e o ensino, “caracterizando ambas as metodologias como soft skills, passíveis de rápido aprendizado e capazes de revolucionar culturas institucionais pela inovação e pela criatividade”. As palestras são frutos do projeto “Você sabe com quem está falando?”, implementado na 1ª Vara Federal da Subseção de Ponta Grossa. “Também é decorrência de artigos científicos que vêm sendo produzidos no contexto do Grupo de Estudos MindTheGap: Inovação em Direito, sob minha liderança na UEPG”. O projeto nasceu do ponto de vista científico e pela ótica da cultura de inovação.

MindTheGap

O Grupo de Pesquisa é vinculado à UEPG desde 2019, com 150 integrantes, a maioria composta por alunos e ex-alunos de Direito da instituição. Entre as linhas de atuação, uma equipe de alunos lidera o MindTheWorld, que foca em oportunidades acadêmicas internacionais. “Graças ao trabalho da moçada, nós já tivemos integrantes do GT em cursos de verão na Alemanha, em Mestrado Sanduíche com bolsa na Áustria, além de várias outras conquistas discentes”. Foi com auxílio da Laíse Milena Barbosa, veterana no MindTheGap, que o professor soube do evento na Coreia. “A Laíse é cocriadora do projeto, desenvolveu expertise em localizar oportunidades internacionais e está hoje cursando Mestrado em Stanford. Por coincidência, eu tinha recém aplicado para palestrar em Singapura, que ocorreria na semana seguinte”, conta.

Após a apresentação na sessão plenária, várias perguntas foram feitas pela plateia sobre as metodologias de Legal Design e Visual Law, além da iniciativa MindTheGap. “Houve muita curiosidade sobre o modo de funcionamento do GT e sobre a cultura de inovação no Direito, sabidamente tradicional. Estimo que parcerias acadêmico-institucionais poderão advir desse contexto, com benefícios que certamente transcenderão o Grupo e abrirão oportunidades para docentes e discentes”, completa.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content