Palestra do PPG-Física aborda fluxos magnéticos solares

Compartilhe

Nesta segunda (09), o Programa de Pós-Graduação em Física promove a palestra “Magnetic Flux Emergence on the Sun” (Emergência de Fluxos Magnéticos no Sol), com o pesquisador Dr. Mark Cheung. A palestra, que acontece no Auditório Andrômeda, do Observatório Astronômico da UEP no Campus Uvaranas, acontece às 14h, é gratuita e será proferida em inglês.
Como conta o professor Marcelo Emilio, diretor do Observatório Astronômico, é um evento que visa a internacionalização da pesquisa científica na UEPG, trazendo um importante nome da pesquisa em astrofísica. O Dr. Mark Cheung é pesquisador sênior no Lockheed Martin Solar & Astrophysics Laboratory (LMSAL), parte da empresa de tecnologia aeroespacial Lockheed Martin, que produz o F35 Lightning II, o maior avião de caça desde o F-16 e o F22 Raptor.
Cheung é o principal investigador (PI) de um instrumento da Nasa denominado Atmospheric Imaging Assembly (AIA), um dos três instrumentos a bordo da espaçonave Observatório Dinâmico Solar (SDO), que produz imagens da coroa solar. O instrumento é capaz de observar o Sol inteiro nas luzes de ultravioleta e infra-vermelho. Durante a palestra, deve ser abordada a emergência e evolução de bundles de fluxo magnético que saem do interior do Sol para sua atmosfera, além de modelos de magnetohidrodinâmica.
Sobre o palestrante
O Dr. Mark Cheung é pesquisador sênior no Lockheed Martin Solar & Astrophysics Laboratory (LMSAL) e cientista responsável pelo instrumento Atmospheric Image Assembly (AIA), o qual está a bordo do satélite Solar Dynamic Observatory (SDO) da NASA. Ele também é mentor de um projeto no Frontier Development Lab (FDL) da NASA, laboratório responsável pela aplicação de Inteligencia Artificial (IA) na análise e processamento de dados astronômicos. Atua ativamente na divulgação científica, já tendo aparecido em documentários e apresentado palestras públicas no Griffith Observatory, em Los Angeles, e no Smithsonian Air & Space Museum, em Washington DC.
Resumo da palestra
The emergence and evolution of magnetic flux bundles from the Sun’s interior into its atmosphere is the driver of the most energetic manifestations of solar activity, namely flares and coronal mass ejections. In this talk, we give a primer on magnetohydrodynamics (MHD) models of magnetic flux emergence. Depending on which physical ingredients are included, MHD models have varying degrees of realism. We discuss which physical effects (including convection, MHD instabilities and radiative transfer) are most important, and what are the open scientific questions.
Texto: Aline Jasper

Compartilhe

 

Skip to content