A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove em 15 de dezembro, às 19h, a palestra ‘Sistema socioeducativo: possibilidades e desafios no atendimento de adolescentes autores de ato infracional’, ministrada pela professora Juliana Biazze Feitosa, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A mediação será feita pelo professor Marlon Gavlik Mendes, do Departamento de Educação, responsável pela disciplina de Psicologia Jurídica do curso de Direito da UEPG. A participação é aberta a estudantes, professores e profissionais. Cerca de 160 estudantes já confirmaram presença e o evento terá certificação, enviada após o preenchimento de formulário disponibilizado durante a palestra pelo Centro Acadêmico de Direito, apoiador da iniciativa.
Para o professor e mediador, o tema e o trabalho envolvendo a adolescência vem sendo muito discutido na atualidade e ainda desafia profissionais, tanto no viés de atendimento de profissionais de psicologia, quanto de profissionais do Direito. “Vejo essa palestra como uma oportunidade para complementar e expandir as discussões que desenvolvemos na disciplina de Psicologia Jurídica, especificamente a respeito de adolescentes em conflito com a lei. Esta área de atendimento, assim como outras, também foi afetada pela pandemia, o que demanda novas reflexões”.
O tema da palestra foi escolhido por ser uma área de atendimento e de atuação profissional relevante dentro das pesquisas científicas e discussões atuais. “A palestra também vai trazer dados importantes para uma maior compreensão sobre como a Covid-19 afetou o atendimento e quais são as estratégias e oportunidades que podem ser construídas a partir disso”, completa Marlon.
Sobre a palestrante
Sua experiência na área de Psicologia tem ênfase em Políticas Públicas e Socioeducação, com atuação por 16 anos na execução de Medidas Socioeducativas de Meio Fechado, que inclui internação e semiliberdade. Por dois anos, foi coordenadora de um programa de aprendizagem para adolescentes autores de ato infracional e coordenadora adjunta do Departamento Estadual de Atendimento Socioeducativo. Ela também atuou por cinco anos na área do enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes e foi coordenadora da Comissão Estadual de Enfrentamento às Violências no Estado do Paraná, por dois anos.
Serviço
Palestra ‘Sistema socioeducativo: possibilidades e desafios no atendimento de adolescentes’
Data: 15/12/2022
Horário: 19h
Link: meet.google.com/gmn-xpwe-eyg
Texto: Sandrah Souza Guimarães | Fotos: divulgação