UEPG recebe professor uruguaio para palestra sobre sistemas habitacionais

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Departamento de Engenharia (Denge), recebe nesta quarta-feira (07), palestrante internacional para falar sobre sistemas habitacionais. O professor Pablo Gianoli, da Universidad de La República, do Uruguai, irá falar sobre ‘Sistemas de Tratamento de Águas Residuais em Sistemas Habitacionais do Uruguai’, no auditório do Bloco E, Campus Uvaranas, a partir das 14h. O docente se apresentou ao reitor Miguel Sanches Neto, nesta terça-feira (06), junto aos professores do Denge, Guilherme Araújo Vuitik e Sérgio Luiz Schulz.

A vinda do professor para a instituição aconteceu por meio do programa Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), que busca fazer troca de experiências com alunos e professores de Universidades brasileiras e estrangeiras. “Nós temos uma negociação constante com cinco Universidades brasileiras e cinco estrangeiras na área da Engenharia Civil, sempre em busca de mobilidade entre alunos e professores”, explica o professor Sérgio. O novo acordo, que iniciou em 2022 e vai até 2024, prevê enviar e receber acadêmicos e docentes entre instituições parceiras. “O professor Pablo é o primeiro que recebemos desta convocatória”, complementa.

O encontro irá abordar sistemas de saneamento no Uruguai. “A apresentação se trata de sistemas de tratamento em pequenas localidades do Uruguai, especificamente em como estão operando e funcionando, além da operação dos sistemas”, destaca Pablo. A expectativa do palestrante para a troca de experiências é das melhores, segundo ele. “Espero que seja boa a apresentação, bem entendida por todos, e que os alunos possam aprender como funcionam os sistemas do Uruguai”.

Para o professor Guilherme, saneamento é um tema importante dentro da Engenharia. “Trazer um docente de outra realidade, ainda que o idioma possa ser uma barreira, creio que é importante, já que a própria Universidade é avaliada pela sua relação com instituições do exterior”. Ainda há a vantagem da realidade do Uruguai ser próxima com a do Brasil. “O saneamento é a problemática de todos os países em desenvolvimento, então é interessante que os alunos tenham contato com outras realidades e outras soluções, para problemas que são comuns, tanto para o Brasil, como para o Uruguai”, completa.

A participação na palestra é gratuita e rende certificado de participação. As inscrições podem ser feitas no link aqui.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content