Na próxima semana, o professor João Paulo Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra, Portugal, participa de eventos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os eventos dos programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Educação (PPGE) debatem temas da história contemporânea mundial.
A professora Maria Julieta Weber Córdova, que atua nos dois PPGs, explica que os contatos com o professor João Paulo foram estabelecidos em Portugal em 2022, enquanto ela fazia o pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. As atividades acontecem na quinta e sexta-feira (16 e 17).
Na quinta-feira (16), às 14h, o encontro é no auditório do Museu Campos Gerais, para a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em História, organizada pelo Núcleo de História Intelectual. Com o tema “As elites intelectuais portuguesas e relações com a Europa Central e com o Brasil: três exemplos no século XX”, a palestra é voltada aos alunos do Programa, mas aberta ao público.
Na sexta-feira (17), o evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, o seminário temático acontece às 14h no auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP) e vai abordar o Estado Novo português, o antissemitismo e o holocausto. A atividade é organizada pelo Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Educação no Brasil e no contexto internacional (Gephied). Haverá transmissão online pelo Google Meet e a palestra ficará registrada no canal do Youtube do PPGE.
Currículo
João Paulo Avelãs Nunes é professor no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra, doutor em História Contemporânea e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Além disso, ele é vice-coordenador da Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia (Refat). Os temas de atuação do professor são a história contemporânea e história do tempo presente, história e teoria da historiografia; didática da História e divulgação da historiografia, arqueologia e patrimônio industriais, patrimônio cultural e museologia, cultura organizacional e diferenciação territorial, lazer e turismo culturais.
Texto: Aline Jasper | Foto: Divulgação