A iniciativa contemplou 15 alunos das sete Universidades Estaduais do Paraná, matriculados nos cursos do Paraná Fala Inglês e do Paraná Fala Francês, programa desenvolvido pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e outros cinco universitários da UQAM. Os estudantes paranaenses foram selecionados a partir da comprovação de nível linguístico, conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), um padrão internacional para proficiência de idiomas.
Catarina Zarochinski de Oliveira é aluna do Programa pela UEPG e participou dos encontros. Para ela, a experiência foi única. “Lembro bem que no primeiro dia abri um sorriso de orelha a orelha quando percebi que estava respondendo tudo em Inglês e compreendendo bem o professor e os colegas”, comemora. “Foi incrível ter contato com falantes nativos de Inglês e Francês, trocar experiências, conhecer mais sobre a cultura do Québec e perceber o bom resultado de muito estudo destas línguas”.
A coordenadora do programa Paraná Fala Idiomas, professora Eliane Segati Rios, destacou a importância da internacionalização nas instituições estaduais de ensino superior paranaenses. “Essa é uma oportunidade que contribui sobremaneira para o desenvolvimento linguístico dos alunos. Por isso, é essencial esse contato com línguas estrangeiras em situações reais de uso dos idiomas”, afirmou.
Ela explica que essa mobilidade virtual possibilitou a prática e fluência nas línguas inglesa e francesa. “Em encontros informais, os participantes puderam se apresentar e conversar sobre hobbies, culturas, estudos e outras atividades relacionadas ao período da pandemia do novo coronavírus”, elencou a coordenadora.
“Os estudantes canadenses ficaram muito contentes em participar dessa atividade de mobilidade e ainda aprenderam um pouco sobre a cultura do Brasil e do Estado do Paraná. Foi muito divertido”, apontou o professor da UQAM, Carey Nelson.
Parceria
O Governo do Estado do Paraná e o Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia da Província de Quebec desenvolvem ações conjuntas, no âmbito do programa Paraná Fala Idiomas, por meio de um acordo de cooperação, firmado em 2018, entre os dois entes governamentais. O objetivo é levar os cursos de graduação e de pós-graduação das universidades paranaenses a um patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras, por meio do aprimoramento das capacidades de comunicação científica e acadêmica em língua estrangeira dos estudantes paranaenses.
Texto: Seti-PR, adaptado por Aline Jasper | Fotos: Fotos Públicas e Divulgação