UEPG recebe pesquisadores peruanos parceiros

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nesta semana, pesquisadores parceiros da Universidade Nacional Intercultural de Quillabamba, do Peru. A visita faz parte de um projeto desenvolvido em conjunto com o departamento de Engenharia de Alimentos e o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia de Alimentos da UEPG. A comitiva conheceu laboratórios da Universidade, como o Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-Labmu), e visitou unidades de processamento de alimentos da região.

O projeto explora o aproveitamento de subprodutos do cacau fino e da manga na economia circular e é financiado pelo Peru. Um dos integrantes da equipe do projeto é o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, que recepcionou e acompanhou os quatro pesquisadores. “Essa é uma primeira missão. O projeto é de 36 meses e estamos no primeiro ano. Temos a previsão de outras missões e de intercâmbio de estudantes: estudantes peruanos que queremos atrair principalmente para a nossa pós-graduação e, eventualmente, a ida de algum estudante nosso para o Peru”, detalha Demiate.

O roteiro incluiu reuniões sobre as atividades do projeto, visitas aos laboratórios da UEPG e a unidades de processamento de alimentos, como a Maltaria Ponta Grossa, o Moinho de Trigo e a fábrica da Madero. “É um intercâmbio para além do projeto, também é uma troca de informações, técnicas e aspectos culturais, como a gente acaba tendo a oportunidade nessas parcerias internacionais”, adiciona o vice-reitor.

“Essa visita faz parte de um processo de internacionalização que a UEPG participa. Nessa mesma semana, também tivemos um evento superimportante como o Simpósio Interamericano Perspectivas sobre Alimentação, com a presença de pesquisadores do Peru, Colômbia e outros países da América Latina”, conta Demiate. “A Universidade está mostrando e tem a oportunidade de ampliar essas interações e cooperações”, resume.

Texto e foto: William Clarindo


Compartilhe

 

Skip to content