

O objetivo da parceria é promover a autonomia e empoderamento de pessoas apenadas, por meio da produção de amigurumis – técnica japonesa de produzir bonecos em crochê ou tricô. O Galileu, gato-mascote da UEPG lançado em 2023, não poderia ficar de fora. “Nosso mascote foi pensado pela Coordenadoria de Comunicação, com o objetivo de chamar a atenção dos futuros estudantes, e acabou ganhando também o carinho dos nossos professores, agentes universitários e alunos”, destaca o professor Miguel Sanches Neto.
O professor Rauli Gross, chefe de gabinete da Reitoria da UEPG, é quem intermedia essa e outras parcerias entre Deppen e Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Dentre elas, o Projeto Novo Ciclo, que produz absorventes para as mulheres privadas de liberdade, e o Núcleo de Atendimento às Pessoas Com Monitoração Eletrônica (Nupem), ao qual a produção dos amigurumis está vinculada. “Com a iniciativa, os apenados acabam tendo remição de pena, além de ensinar novas habilidades a eles, então é algo extremamente importante para a nossa região”.
O diretor regional da Polícia Penal em Ponta Grossa, William Ribas, ressalta a importância do envolvimento de projetos da Universidade para o desenvolvimento de ações dentro de complexos penais. “Esta parceria com a UEPG está sendo de grande importância para nós, pois permite que possamos realizar ações que beneficiam a população carcerária”, completa. Também estiveram presentes na visita ao Gabinete da Reitoria o diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Acir Portela de Almeida Junior; o chefe de Segurança da CPHSPG, Alan Paes de Castro; e a assessora de direção e responsável pela ala Feminina da CPHSPG, Petruska Niclevisk Sviercoski.
Texto e fotos: Jéssica Natal