Acontece nesta sexta-feira (27), a transmissão da palestra “Investigación Lingüística em el Chaco (Argentina) – El Núcleo de Estudios em Lenguas Minoritarias”, via Google Meet, a partir das 17 horas, com as professoras Lorena Cayré Baito e Monica Medina.
Segundo a coordenadora geral Mariza Tulio, a intenção do encontro é apresentar um panorama sociolinguístico das línguas indígenas da Argentina, com especial interesse nas faladas no Chaco. “Nessa província, sedia-se o Núcleo de Estudos em Línguas Minoritárias Americanas, que, desde 2004, vem desenvolvendo estudos linguísticos e sociolinguísticos sobre as línguas indígenas e variedades do espanhol na América do Sul. Objetivamos apresentar as linhas de investigação que se desenvolvem na província do Chaco e oferecer uma visão geral sobre a situação sociolinguística dos povos indígenas e suas línguas e sobre as políticas linguísticas recentes no Chaco”, explica.
O evento faz parte das atividades do Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP), vinculado ao Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que busca promover a formação continuada de professores de línguas, em parceria com o LAbtal da professora Marcia Cristina do Carmo. “Queremos auxiliar na construção de uma perspectiva crítico-reflexiva da prática docente, desenvolver práticas pedagógicas que envolvam múltiplas linguagens e culturas com respeito e valorização das diferenças. A partir do programa, serão promovidas palestras, seminários, grupos de estudos e divulgação de pesquisas”, explica Mariza Tulio.
O programa pretende incentivar a integração entre professores de línguas estrangeiras/adicionais do ensino fundamental, médio e superior e integrar os graduandos e pós-graduandos nas atividades, para que tenham a possibilidade de participar efetivamente das ações promovidas, com articulação de saberes teóricos e práticos.
Texto: Vanessa Hrenechen