UEPG recebe pesquisadora do Havaí com pesquisa sobre solos

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a pesquisadora Kristy Lam, da Universidade do Havaí em Manoa, para apresentar sua pesquisa sobre solos a alunos e professores de graduação e pós-graduação em Física. A apresentação aconteceu em 21 de dezembro, no Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP), Campus Uvaranas.

A vinda de Lam foi possível graças a uma parceria do Grupo de Física Aplicada à Solos e Ciências Ambientais (Fasca) com ela e seu orientador, o professor Jonathan Deenik, que também esteve na UEPG. O grupo auxiliou remotamente na dissertação de mestrado de Lam, que pesquisou medidas de retenção de água no solo. Atualmente, a parceria visa estudar propriedades físicas, químicas e mineralógicas de solos vulcânicos, como os encontrados no Havaí. 

O coordenador do Fasca, professor Luiz Fernando Pires, afirma que o grupo possui experiência na caracterização de solos com técnicas avançadas. “O interesse dos pesquisadores é utilizar o nosso conhecimento na caracterização de solos havaianos usando essas técnicas”, explica. Pires ainda informa que o intercâmbio é de grande relevância, pois “o desafio em estudar solos com características únicas, como os do Havaí, irá gerar novos conhecimentos para nosso grupo”.

A pesquisadora Kristy Lam, em sua apresentação, destacou que as ilhas do Havaí apresentam uma das maiores diversidades em solos no mundo, graças à união de fenômenos naturais que as criaram, como a atividade vulcânica, formação de corais e fatores climáticos. “Se você estuda solos, precisa conhecer o Havaí”, complementa.

Em sua apresentação, Lam fez uso de uma cantiga criada por ela, no idioma havaiano, para explicar a forma como os diferentes tipos de solo são formados. “Eu trago esse aspecto da minha cultura, pois muito do que sabemos hoje sobre a natureza é parte de um conhecimento ancestral”. 

“Estou no processo de aprender a língua, que é parte da minha identidade. Unir isso com meu amor por solos e transformar em conhecimento é a realização de um sonho”, explica a pesquisadora sobre a importância de trazer o aspecto cultural do Havaí para seu estudo.


Texto e fotos: Gabriel Miguel 


Compartilhe

 

Skip to content