A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a pesquisadora Kristy Lam, da Universidade do Havaí em Manoa, para apresentar sua pesquisa sobre solos a alunos e professores de graduação e pós-graduação em Física. A apresentação aconteceu em 21 de dezembro, no Centro Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (CIPP), Campus Uvaranas.
A vinda de Lam foi possível graças a uma parceria do Grupo de Física Aplicada à Solos e Ciências Ambientais (Fasca) com ela e seu orientador, o professor Jonathan Deenik, que também esteve na UEPG. O grupo auxiliou remotamente na dissertação de mestrado de Lam, que pesquisou medidas de retenção de água no solo. Atualmente, a parceria visa estudar propriedades físicas, químicas e mineralógicas de solos vulcânicos, como os encontrados no Havaí.
O coordenador do Fasca, professor Luiz Fernando Pires, afirma que o grupo possui experiência na caracterização de solos com técnicas avançadas. “O interesse dos pesquisadores é utilizar o nosso conhecimento na caracterização de solos havaianos usando essas técnicas”, explica. Pires ainda informa que o intercâmbio é de grande relevância, pois “o desafio em estudar solos com características únicas, como os do Havaí, irá gerar novos conhecimentos para nosso grupo”.
Em sua apresentação, Lam fez uso de uma cantiga criada por ela, no idioma havaiano, para explicar a forma como os diferentes tipos de solo são formados. “Eu trago esse aspecto da minha cultura, pois muito do que sabemos hoje sobre a natureza é parte de um conhecimento ancestral”.
“Estou no processo de aprender a língua, que é parte da minha identidade. Unir isso com meu amor por solos e transformar em conhecimento é a realização de um sonho”, explica a pesquisadora sobre a importância de trazer o aspecto cultural do Havaí para seu estudo.
Texto e fotos: Gabriel Miguel