Pesquisadores estudam economia solidária em tempos de pandemia

Compartilhe

As autoras Emily Mendes de O. Sartori, Gabrielle Rocha dos Santos e Manuela Salau Brasil apresentaram o trabalho “Economia Solidária e a comercialização digital em tempos de pandemia”, no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), realizado entre os dias 8 e 11 de março. A pesquisa aborda o uso do Instagram na comercialização de um dos grupos da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (IESol-UEPG). O objetivo é mostrar como a ferramenta minimizou a suspensão das vendas anteriormente realizadas através das Feiras Solidárias na UEPG.

Outro trabalho apresentado no Congresso que também aborda a economia solidária em tempos de pandemia foi desenvolvido pelos autores Manuela Salau Brasil (UEPG), Sérgio Luiz Winkert (Unioeste/Foz do Iguaçu) e Maria Therezinha Loddi Liboni (UEM). A pesquisa chamada “RIU-PR: ações em rede durante a pandemia” destaca as ações da Rede de Incubadoras Universitárias tecnológicas de cooperativas populares do Paraná (RIU-PR) no ano de 2020, que inclui ciclos de lives, curso de formação e parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

De acordo com a coordenadora geral da IESol, professora Reidy Rolim, as pesquisas são importantes por revelarem parte do trabalho realizado pela IESol durante a pandemia, num esforço coletivo de manter e reforçar os princípios da economia solidária mesmo em tempos difíceis. “Eu fiquei muito orgulhosa em ver a participação da UEPG no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), mas especialmente pela participação do nosso programa de extensão que tem a oportunidade de contar para o mundo um pouco sobre as ações que desenvolvemos.  Quando temos alunos e alunas em um evento de tamanha importância no Brasil, nós ficamos muito felizes porque percebemos o quanto eles(as) estão se destacando na perspectiva do tripé: ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

Sobre a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários

Em setembro do ano passado, a Incubadora comemorou 15 anos de formação com ações destinadas à economia solidária. Criada em 2005, o projeto contou no início com a parceira da Incubadora da Universidade Federal do Paraná (ITCP/ UFPR). Atualmente, além de ajudar empreendimentos econômicos solidários em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais, a IESol possui grande importância na formação dos alunos de graduação e pós-graduação da UEPG e trabalha com grupos da economia solidária de diversos segmentos: artesanato, separação e triagem de material reciclável, jardinagem, assentamentos rurais e agricultores familiares, entre outros.

Texto: Vanessa Hrenechen    Foto: Divulgação IESol

Compartilhe

 

Skip to content