UEPG é destaque em internacionalização e desempenho do Enade

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa se estabeleceu como referência na internacionalização, segundo o The World University Rankings (THE WUR), pesquisa realizada pela revista britânica THE e divulgada no final de outubro. A publicação coloca a UEPG como número um em internacionalização. Também foi publicado o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que a Universidade se mantém com notas superiores em relação às instituições do Paraná e sul do Brasil.

THE WUR

No THE WUR, os indicadores de desempenho utilizados são os mesmos do Times Education World University Rankings, mas com a metodologia recalibrada para se adequar a cada área. Foram 11 categorias avaliadas: Artes e Humanidades; Economia e negócios; Educação; Direito; Ciências Sociais; Ciência da Computação; Engenharia; Clínica e saúde; Ciências da vida; Ciências físicas e Psicologia. Dentre elas, a UEPG obteve classificação em três: Ciências da vida, Clínica e Saúde e Ciências Físicas.

A diretora de Avaliação Institucional, Raquel Abdallah da Rocha Oliveira, comenta que o THE WUR evidenciou os esforços da UEPG ao longo dos anos. “Eles colocam a UEPG em primeiro lugar entre as estaduais do Paraná na categoria Perspectiva Internacional, com uma crescente de notas nas áreas de Ciências da Vida e Ciências Físicas”, celebra. O resultado do ranking também aponta os caminhos a melhorar e seguir. “Também obtivemos uma crescente nas notas quando comparado com o último ano de avaliação, nas três áreas em que fomos classificados”, relata Abdallah.

As notas do THE WUR também apontam uma equidade entre as instituições co-irmãs da UEPG: As Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) obtiveram a mesma classificação. “Isso mostra que apesar de sermos uma instituição relativamente pequena, quando comparada às demais, estamos muito bem classificados e demonstrando a excelência no ensino superior”, reforça.

Enade

O Enade avalia a qualidade do Ensino Superior através do desempenho dos estudantes em relação aos conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos cursos. O exame é elaborado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação para conclusão do curso superior, acontecendo de 3 em 3 anos para cada área. Na UEPG, foram nove cursos avaliados em 2022: Administração; Administração com ênfase em Comércio Exterior; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito (Ponta Grossa) e Direito (Telêmaco Borba); Jornalismo; Serviço Social e Turismo.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Paraná é o quinto estado com o maior percentual de cursos de graduação mais bem avaliados do Brasil.  Os conceitos obtidos pelos cursos avaliados da UEPG ficaram entre 3 e 4, com a maioria dos cursos mantendo a pontuação, com exceção de Serviço Social, que subiu a nota de 3 para 4. Em geral, todos os cursos avaliados na instituição apresentaram notas superiores às notas gerais do estado do Paraná, da região Sul e do Brasil, tanto nos componentes de formação geral, quanto nos componentes de conhecimento específico.

Os dados foram recebidos, avaliados e disponibilizados pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), por meio da Diretoria de Avaliação Institucional e Divisão de Dados Estatísticos e Institucionais. Raquel Abdallah aponta que o resultado do Enade demonstra a excelência do Ensino Superior, mesmo que no formato remoto, como foi o caso dos estudantes que realizaram o exame. “O resultado no Enade demonstra que mesmo com o desafio do ensino remoto, tanto para os estudantes quanto para os docentes, os objetivos de aprendizado foram alcançados”.

Avaliação

Responsável pela Divisão de Dados Estatísticos e Institucionais, Josecler da Conceição Kapp Lepinski explica que as colocações de destaque no THE WUR e Enade refletem o esforço da comunidade universitária em fazer da UEPG uma instituição cada vez melhor. “Os rankings são realizados anualmente e avaliam a qualidade dos nossos cursos de graduação, corpo docente, corpo discente e da infraestrutura”, explica. A expectativa para os próximos exames e pesquisas é de que a UEPG continue evoluindo nas colocações. “Contamos com o comprometimento de nossa instituição em oferecer apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, finaliza Josecler.


Compartilhe

 

Skip to content