SBQ-Sul encerra hoje com pesquisadores renomados internacionalmente
Compartilhe
Encerra hoje à noite a 28ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química – Regional Sul (SBQ-Sul), um dos eventos mais importantes da pesquisa da área no país, realizado pelos departamentos de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ao longo de três dias, o evento contou com a participação de cientistas da Região Sul, pesquisadores e estudantes.
O tema central desta edição é ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, mesmo tema escolhido pela Unesco. A proposta é debater como a química e as demais ciências em contato com ela devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento sustentável.
O vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Ivo Mottin Demiate destacou a importância do debate sobre sustentabilidade pelo viés da química como ciência. O Diretor do Campus UTFPR – Ponta Grossa, Abel Dionizio Azeredo, salientou a importância da universidade voltar a receber eventos presenciais, o que precisa, segundo o diretor, voltar a ser uma rotina no ambiente acadêmico.
Pela manhã, a programação desta sexta-feira (25) contou com a participação do professor Luiz Carlos Dias (Unicamp) e o tema ‘Ciência como ferramenta de transformação social e combate ao negacionismo’. Dias é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e atuou na Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19. Entre suas linhas de pesquisa estão a síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas e Malária, em colaborações com a iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e com a Medicines for Malaria Venture (MMV).
A segunda plenária desta sexta (25) será às 17h45 sobre ‘Química Medicinal e os Desafios Globais das Doenças Crônicas e Infecciosas’ com professor Adriano Defini Andricopulo (USP), que se dedica a pesquisa de química medicinal e planejamento de fármacos, com ênfase em doenças negligenciadas e câncer. Andricopulo já apresentou mais de 400 conferências, palestras e seminários no Brasil e exterior. É secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro titular do Comitê Gestor do Fundo de Biotecnologia (CT-BIOTEC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Ao longo de todo dia haverá apresentações de painéis, minicursos e conferências. A Cerimônia de Encerramento do 28ª SBQ-Sul será às 19h. Mais detalhes sobre a programação podem ser acessados aqui.
Ontem (24) à tarde, o professor Aldo Zarbin (UFPR) coordenou a plenária ‘Química em interfaces imiscíveis: criando materiais e dispositivos sustentáveis’. Zarbin é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), uma das instituições científicas mais antigas do Brasil, fundada em 1916 no Rio de Janeiro. Sua área de atuação como pesquisador é a nanoquímica, coordenando na UFPR o Grupo de Química de Materiais. Uma das linhas em que mais atua é a de produção de grafeno, na qual a universidade tem posição de destaque no Brasil quanto à produção científica.
A premiada cientista Vanderlan Bolzani conduziu a Conferência de Abertura, na quarta-feira (23) com o tema ‘Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira: Qual o Legado desses 200 Anos de Independência?’. Professora titular do Instituto de Química (IQAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani está entre os 2% dos cientistas mais influentes do planeta em suas respectivas áreas de atuação, segundo ranking publicado pela holandesa Elsevier, uma das principais empresas editoriais do mundo em publicações científicas.
A conferencista destacou relevância do evento ao abordar a química, como ciência básica, que está presente no cotidiano. “É uma área que está na vida de todo cidadão da hora que ele acorda até quando dorme. A química é uma área importantíssima para o desenvolvimento humano”, disse.
O coordenador do evento e Chefe do Departamento de Química da UTFPR – Campus Ponta Grossa, Luciano Fernandes, realizou a abertura do encontro, comemorando a sua realização de forma presencial.
O Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Química do Paraná, Douglas Cardoso Dragunski, enfatizou que a realização do evento é muito importante para todos os profissionais da química, destacando a relevância do tema escolhidos. “A sustentabilidade é a habilidade para satisfazer as necessidades da geração atual, preservando a possibilidade das futuras gerações, para satisfazer as suas próprias necessidades. A química é uma ciência fundamental para promover o desenvolvimento sustentável.”