Assim que Aluízio Macedo entrou no estúdio e leu o roteiro, já começou a narração do novo episódio. Mesmo sem o “boa tarde, bom dia ou boa noite”, já que o formato de podcast não possui as marcações temporais tradicionais do rádio, o aluno da Uati já está familiarizado com o formato. “Faço há alguns anos um programa na Rádio Santana, direcionado ao público católico, então esse convite veio a calhar”, relata. Com as novas técnicas, veio um novo aprendizado. “É claro que há sempre uma novidade, novas técnicas que vêm nos ajudar a ampliar os conhecimentos na área, e é uma alegria participar do projeto, trazendo informação pro público da Uati”, comemora.
Toda a produção e planejamento do conteúdo é feito pela estudante do segundo ano de jornalismo e bolsista do projeto, Annelise Santos. “Já produzo o Jornal da Uati e em conversa com a coordenadora, Rita de Cássia Oliveira, pensamos em fazer o podcast. Começamos animados, saiu bem rápido do papel, em duas semanas já estávamos gravando”, relata. A agilidade na produção também se revela nos conteúdos, que serão leves e informativos, voltados à terceira idade, especialmente aos alunos da Uati. O projeto da UEPG é voltado a pessoas idosas acima de 55 anos e conta, atualmente, com 600 alunos. “A gente se reúne, sugerimos os temas da edição e eu entro em contato com convidados e vejo o que podemos abordar, sempre com um conteúdo voltado para a terceira idade”, acrescenta a acadêmica.
Como forma de integrar os alunos da Uati, Alisson Louzada acompanha Aluízio na locução. “Eu tinha muito contato com o pessoal de rádio e sempre gostei e tinha vontade de fazer um programa, aí nesse ano surgiu na minha vida a Uati, foi um acontecimento”, descreve. Alisson trabalhou por anos em uma emissora de televisão em São Paulo. Pela experiência, foi convidado a participar e aceitou com entusiasmo. “Estou muito feliz de participar do programa, da essência dele, de trazer conteúdo para pessoas idosas. É uma experiência nova para mim, pois eu nunca fui de falar ao microfone, então estou aprendendo com eles e está me acrescentando muito. Esse projeto traz vida para as pessoas”, finaliza.
Participar do projeto, enquanto produtora, também acrescentou no aprendizado de Annelise. “Estou aprendendo muito, tive um conhecimento absurdo com a prática, através da extensão, e agora estou aqui tendo experiência, essa foi uma grande oportunidade para mim enquanto aluna”, completa. O podcast pode ser ouvido pelo Spotify (aqui) ou diretamente no site da Uati (aqui).
Texto e fotos: Jéssica Natal