Professor da UEPG é novo vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB

Compartilhe

O professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Carlos Willians Jaques Morais, assumiu a vice-presidência do Fórum Nacional de Coordenadores UAB das Instituições Públicas de Ensino Superior, nesta quinta-feira (24). Assessor da Reitoria e coordenador do polo da Universidade Aberta do Brasil na UEPG, Carlos foi nomeado no auditório da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, com presença de autoridades do Ministério da Educação e Coordenadores UAB das universidades públicas do país.

O Fórum Nacional de Coordenadores UAB é uma instância representativa consultiva, formada por representantes eleitos pelas universidades e institutos federais ou universidades estaduais e municipais. A posse foi assinada por Mercedes Bustamante, presidente da Capes. “Estamos num tempo de união e reconstrução das políticas públicas. Nesse momento, precisamos nos unir para levar Educação Superior de qualidade para o interior do país. Temos muitas demandas de formação para atender, e contamos com o Fórum para que possamos traçar as políticas de expansão do sistema UAB”, destaca.

Carlos explica que a representação, via universidades estaduais e municipais, é resultado do trabalho de formação e articulação junto à Câmara EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “Isso nos permite levar à gestão do sistema UAB demandas que são bastante específicas do nosso segmento”, conta.

O objetivo é que o Fórum seja a instância de articulação permanente com a Capes e com outras secretarias e órgãos vinculados ao Ministério da Educação. O professor ressalta que a gestão deve representar as necessidades de todo o sistema do ensino a distância. “Temas como financiamento e oferta de novos cursos, entre outros, são comuns às instituições na sua totalidade, e por isso precisamos realizar um trabalho de abertura e diálogo para encontrarmos soluções razoáveis para todos”, afirma.

Para a diretora do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (Nutead), professora Patrícia Freitas, o trabalho da instituição tem muita credibilidade e reconhecimento nacional. “Há anos que nos colocamos na vanguarda da oferta de cursos EaD, e temos ampliado cada vez mais a nossa atuação graças ao apoio institucional que nos permite realizar uma gestão pedagógica, administrativa e tecnológica aberta às demandas formativas dos municípios que atendemos”. A relação com a Capes será facilitada a partir de agora, segundo ela. “Com a presença do professor Carlos junto à gestão do Fórum UAB, teremos mais acesso à Capes, para atendimento das necessidades institucionais”, relata.

Texto: Jéssica Natal | Foto de Capa: Amanda Santos | Fotos internas: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content