

Iniciaram na quarta-feira (27) as “Terceiras Jornadas Latino-americanas de Ensino de História” e o “XIII Seminário Nacional de Didática da História”. Os eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em História aconteceram na sede do Museu Campos Gerais da UEPG, no Auditório Brasil Pinheiro Machado e na sala do PPGH.
No período da tarde de quarta-feira, aconteceram painéis de diálogo. “As salas estavam bastante cheias, principalmente as virtuais. O evento híbrido é muito interessante porque viabiliza a participação de pessoas de vários lugares”, considera o professor Luis Fernando Cerri, coordenador do PPGH e dos eventos. A conferência de abertura “História e Ensino de História na América Latina”, ministrada pelo professor Sebastián Plá, da Universidad Autónoma de México, aconteceu no período da noite.
- Painel de diálogo realizado na tarde de quarta-feira.
- Conferência de abertura na noite de quarta-feira.
Ainda na agenda de eventos recebidos pelo MCG, na manhã de ontem (28), o professor Plá ministrou a aula inaugural do PPGH, que teve como tema “México: questões de história recente”. Para Cerri, a aula inaugural foi instigante e interessante. “O professor Plá trouxe elementos da história dos últimos 100 anos do México e também um panorama sobre a situação atual e as relações mexicanas presentes”, complementa.
Texto: William Clarindo | Fotos: Rafael Schoenherr e Fabio Ansolin (quarta-feira à tarde)