JNa última terça-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGZ-UEPG) realizou o evento ‘Práticas de Manejo na pecuária leiteira’, no auditório do Centro Integrar, no Campus Uvaranas, e também na Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon).
O evento, organizado pelo PPG, contou com a participação de estudantes de graduação e da pós-graduação em Zootecnia da UEPG e de produtores de leite da região. O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, esteve na abertura e declarou que o tema do manejo da pecuária leiteira é extremamente importante para a região. “Nós estamos numa bacia produtora de leite, a mais moderna do país, que inclui Castro, Carambeí e outras cidades da região. Há também os pequenos produtores, pessoas que precisam de apoio”, ressaltou. “Essa atividade da professora Adriana certamente contribuiu com a comunidade que produz e envolveu os alunos da graduação e da pós-graduação”.
A professora Adriana de Souza Martins, coordenadora do PPG, conta que a ideia foi justamente proporcionar conversas e trocas de experiências entre os acadêmicos e os produtores. “É muito importante para a gente poder esclarecer dúvidas ou demandas que esses produtores de leite tenham, para troca de experiências e para que os acadêmicos também da pós-graduação possam atuar nessas atividades de extensão junto com o produtor. É muito importante aproximar a universidade da comunidade”, destaca.
Um evento como esse, segundo Adriana, é uma maneira de levar para a prática as pesquisas que rendem resultados dentro do ambiente da Universidade. “Essas oficinas são importantes justamente para mostrar o dia a dia, porque muitas vezes, o produtor carece muito de informações sobre manejo ou precisa corrigir alguma falha que ele esteja tendo, algo que às vezes é simples, mas que ele não sabe… e a oficina ele vai poder esclarecer essas dúvidas”, aponta a professora. “Ele [o produtor] vai poder ver o que está fazendo que poderia melhorar, o que está fazendo que ele poderia ser diferente para poder ter uma produção melhor, uma qualidade melhor desse leite”, completa.
Teoria e prática
A manhã de palestras iniciou com a contribuição de Fernando Solano Baptista, egresso da UEPG e representante da Frísia Cooperativa Agroindustrial. Na sequência, houve uma contribuição da professora Adriana; e uma apresentação de Paula Mattos de Jong, representando a Inovatta Soluções Agropecuárias. Na parte da tarde, os participantes puderam acompanhar oficinas ministradas na Fescon sobre manejo nutricional de vacas leiteiras; manejo no uso do separador de esterco sólido para vacas em confinamento; e como desmamar bezerras saudáveis.
A mestranda e participante do evento Eduarda Carneiro Araújo avalia as atividades positivamente, destacando a importância do compartilhamento de informações, especificamente para o manejo de bezerras. “A minha área de concentração é a bovinocultura de leite, então esse evento trouxe diversas informações importantes para a cadeia leiteira atualmente, como o manejo de bezerras, criação de bezerras, a questão recente que é uma novidade muito interessante para os produtores que seria uma nova opção de cama, que é o separador de sólidos… Sempre visando otimizar a produção e os resultados econômicos para o produtor, então foi um evento excelente”.
O vice-reitor exaltou a necessidade de pensar no conforto animal, destacada pelo dia de palestras e oficinas proporcionado pelo PPG. “Essas práticas de manejo possibilitam o aumento da produtividade porque tratam de aspectos relevantes e importantes como o conforto animal, ou seja, ter uma produção mais equilibrada nesse aspecto da qualidade de vida – uma operação com mais respeito aos animais para que eles não sejam submetidos a condições estressantes”.
Bruna Caroline Mendes da Rocha é graduada em Zootecnia e esteve presente durante o evento. Ela avalia que o dia foi muito produtivo, “agregou bastante conhecimento técnico e prático, coisas que realmente fazem a diferença na vida do produtor, foi perfeito”, comenta. “Como profissional da área, acho de suma importância esses encontros, pois é um jeito de atualizar o que trabalhamos no dia a dia, mostrar que estamos no caminho correto”.
Dia de Campo
A graduação em Zootecnia da UEPG também movimentou a Universidade, em novembro. Alunos de diferentes anos do curso promoveram ações de extensão durante o evento Dia de Campo de Produção Animal, que aconteceu no dia 08, e abriu as portas da Fescon ao público. A atividade foi protagonizada pelo estudantes, que apresentaram aos visitantes as atividades e rotinas desenvolvidas pelos profissionais da Zootecnia.
Ao longo do dia, foram realizadas diversas dinâmicas evidenciando as práticas profissionais, assim como a legislação e as medidas de segurança empregadas pela profissão. O Dia de Campo recebeu mais de noventa pessoas, em sua maioria estudantes dos colégios estaduais agrícolas, do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP) e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Cescage.
A coordenadora do Dia de Campo, professora Verônica Vianna, avalia que a atividade foi um sucesso por proporcionar muita interação com o público, que desenvolveu atividades que representam a prática da profissão. “Os alunos que ministraram as atividades se aprofundaram nos assuntos que apresentaram para poder levar informações de qualidade ao público, que proporcionou uma troca de experiências interessante”. A professora destaca que o resultado positivo se revela no interesse despertado pelos estudantes de Ensino Médio para a Zootecnia como uma opção profissional.
Texto: Domitila Gonzalez e Gabriel Miguel, com a colaboração de Larissa Godoy. Fotos: Domitila Gonzalez, Larissa Godoy e Arquivo Pessoal.