Programa de Pré-incubação de Ponta Grossa conta com participação da Agipi da UEPG

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), vai participar do Programa de Pré-Incubação de Ponta Grossa, ofertado pelo Sebrae e com o apoio do programa Vale dos Trilhos da Prefeitura de Ponta Grossa. Além da Agipi, participa também a incubadora Sprint da UTFPR.

“O programa de Pré-Incubação de Ponta Grossa é destinado a qualquer pessoa da região interessada em empreender que tenha uma ideia inovadora para desenvolver. Ideal para quem busca testar e prototipar um Produto Mínimo Viável (MVP) no mercado, mas necessita orientação sobre como começar e avançar”, afirma o diretor da Agipi, professor Albino Szesz Junior.

Albino diz ainda que o programa será estruturado em seis encontros noturnos no Sebrae Ponta Grosa com temas essenciais para empreendedores, desde a organização até a exposição de projetos inovadores. As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de abril (próxima segunda-feira) neste link. Os encontros acontecem todas as terças-feiras a partir de 23 de abril até 21 de maio com os seguintes módulos: organizar, validar oportunidade, solução, validar mercado e comportamento empreendedor e time. Em 23 de maio, acontece a Mostra de Projetos Inovadores.

“É fundamental continuar promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo, por meio de capacitação e inspiração mútua para realizar grandes feitos”, garante o professor Albino. Cada um dos idealizadores do evento contam com um papel específico: o Sebrae oferece conhecimento e direcionamento, enquanto a UEPG e a UTFPR, por meio de suas respectivas incubadoras, apoiam a incubação desses projetos. “Além disso, o programa se beneficia da parceria com o ecossistema de inovação Vale dos Trilhos em Ponta Grossa, que se dedica a unir esforços dos diversos atores locais para criar um ambiente propício à inovação, visando construir uma cidade inteligente e sustentável”, complementa. Segundo ele, esses esforços conjuntos são fundamentais para moldar um futuro promissor, “enfatizando a importância de preparar o presente com uma visão de futuro. Essa é a missão que nos guia em nossas iniciativas e colaborações”.

Agipi é um importante agente para a inovação em Ponta Grossa

A Agipi da UEPG tem um papel fundamental na gestão de políticas de inovação tecnológica e propriedade intelectual, fortalecendo a ligação entre a universidade e o setor empresarial. Por meio da Inprotec, sua incubadora de projetos inovadores, a Agipi apoia diretamente a incubação de ideias, oferecendo suporte técnico e administrativo necessário para transformar ideias em negócios sustentáveis e inovadores. É o que afirma o professor Albino. “Após o programa de pré-incubação, as melhores ideias são convidadas a prosseguir para a fase de incubação na própria UEPG, onde podem continuar a desenvolver-se com recursos e orientação especializada”, completa.

Os projetos de pré-incubação são vitais para desenvolver um ecossistema de inovação envolvendo a comunidade acadêmica e o público externo, conforme enfatiza Albino. “Eles promovem a aplicação prática de pesquisa e tecnologia em soluções comerciais, beneficiando egressos e pesquisadores ao proporcionar uma plataforma para transformar teoria em prática, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Nossa missão é oportunizar a incubação de projetos inovadores e tecnológicos, junto à UEPG é a nossa visão é ser referência nos Campos Gerais, contribuindo para o pleno desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do Paraná”, finaliza.

Texto: Tierri Angeluci | Foto: Gabriel Miguel


Compartilhe

 

Skip to content