Aluna da UEPG conquista prêmio em Congresso de Materiais Dentários

Compartilhe

O Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conta com mais um discente premiado. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontolgoia (PPGO), Heloisa Forville, recebeu o primeiro lugar na categoria Ultradent de Clareamento Dental, no 59º Congresso do Grupo Brasileiro de Materiais Dentários (GBMD). O prêmio foi recebido em julho, em São Paulo, no evento que reúne pesquisadores brasileiros na área de materiais dentários.

O trabalho, intitulado ‘Géis Clareadores Aplicados Após uma Semana de Manipulação: Eficácia, Permeabilidade do Peróxido de Hidrogênio e Propriedades Físico-químicas’, avaliou laboratorialmente as propriedades de géis clareadores de consultório acoplados, para entender a possibilidade da reutilização dos materiais. “Avaliamos a eficácia clareadora, para saber se o gel ainda é capaz de clarear, e o possível comportamento do agente ativo dentro da câmara pulpar dos dentes”, explica Heloisa. O estudo ainda analisou propriedades físico-químicas  do produro, como pH, viscosidade e concentração do agente ativo. “Abrimos portas para novas hipóteses, que devem ser aplicadas em ensaios clínicos para confirmação e posterior recomendação em pacientes”, ressalta.

Junto com Heloisa, trabalharam na pesquisa Michael Favoreto, Taynara Carneiro e Renata Terra, com orientação dos professores Alessandro Loguercio e Alessandra Reis, em parceria com os professores Luiz Antônio Pinheiro (Departamento de Engenharia de Materiais) e Christiane Philippini Ferreira Borges (Departamento de Química). “Receber o primeiro lugar foi muito emocionante e inesperado, mas com certeza é fruto de um trabalho planejado em detalhes e do esforço em equipe, que vem construindo uma linda trajetória através do grupo Bleaching&Bond”, destaca a doutoranda.

O Grupo de Pesquisa atua para ampliar a divulgação da ciência e qualificar alunos da graduação e pós-graduação de Odontologia na UEPG. “Somos constantemente incentivados a desenvolver uma visão crítica e baseada em evidências da odontologia. Gostaria de agradecer imensamente o trabalho detalhista e incansável dos nossos orientadores. Eles são grandes pesquisadores e grandes mestres em nos incentivar nesse caminho”. Heloisa ainda agradeceu colegas, professores parceiros, O PPGO e instituições de fomento e empresas parceiras. “Se eu puder deixar uma sementinha, gostaria de incentivar aos alunos a mergulharem no mundo da ciência e da curiosidade”, completa. Conheça o trabalho do Grupo de Pesquisa aqui.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content