Liga Odontológica da UEPG ganha prêmio nacional por desenvolvimento de aplicativo

Compartilhe

A Liga Odontológica de Diagnóstico por Imagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lodi-UEPG) ganhou prêmio de melhor pesquisa científica no 13º Congresso da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (Conabro). O evento aconteceu de 26 a 28 de outubro, em Goiânia (GO).

A proposta vencedora apresentada um aplicativo para smartphones, o ‘TCFC-Anatomy’, o qual foi desenvolvido pelo aluno de doutorado em Odontologia, Fabio Brasil de Oliveira. O aplicativo ensina Tomografia Computadorizada para alunos da graduação. “Este tipo de exame tem como vantagem diagnóstica o fato de ser tridimensional e possibilitar a visualização dinâmica das estruturas anatômicas do paciente”, explica Fábio.

O aplicativo, ainda em fase de desenvolvimento, será melhorado pela Lodi, em parceria com a equipe de Anatomia, para posterior uso pelos alunos. Segundo Fabio, livros utilizados para ensinar tomografia apresentam imagens apenas de forma estática, o que pode dificultar o aprendizado. “Por isso o aplicativo tem por objetivo o ensino da anatomia tomográfica de forma dinâmica e interativa, possibilitando um maior entendimento por parte dos alunos”, destaca. O TCFC-Anatomy simula a visualização dos cortes tomográficos de forma semelhante aos softwares utilizados por radiologistas para analisar exames. “Isso traz para o aluno setas que indicam as principais estruturas anatômicas presentes, possibilitando uma maior compreensão de como essa modalidade de exame funciona”, adiciona Fábio.

O professor Gilson Franco, coordenador da Lodi, informa que o estudo Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico está inserido na grade curricular do curso de Odontologia. “Por isso, houve a necessidade da busca por ferramentas auxiliares para o ensino que possibilitassem o aprendizado de forma interativa, visto que esta é uma modalidade de exame de imagem que exige uma visualização das estruturas anatômicas dos pacientes de forma dinâmica, experiência que os livros não conseguem abranger”, salienta.

Para Gilson, a premiação foi um momento de satisfação e orgulho para toda a equipe. “Mostra que estamos fazendo um ótimo trabalho de ensino e pesquisa em diagnóstico por imagem, pois se trata do maior congresso na área que ocorre em nosso país, o que traz um maior reconhecimento para a Lodi e instituição”, finaliza.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal


Compartilhe

 

Skip to content