A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, no último sábado (02) a premiação da 9ª Olimpíada Pontagrossense de Matemática, a OPMat. A cerimônia aconteceu no auditório da Unicesumar e premiou 386 crianças e adolescentes que participaram da competição que é organizada pelo Departamento de Matemática e Estatística (Demat) da UEPG. Alunos de mais de cem escolas públicas e particulares de Ponta Grossa participaram das Olimpíadas.
As avaliações da 9ª OPMat foram realizadas em duas etapas, com exceção do Nível Mirim, realizada em etapa única. A primeira fase aconteceu em 17 de junho e reuniu 1.400 estudantes de Ensino Fundamental e Médio. A segunda fase da prova e a avaliação para a categoria Mirim ocorreram em 23 de setembro, contando com a participação de 1.800 candidatos. Ambas as etapas foram realizadas no Campus Uvaranas da UEPG.
A coordenadora da Olimpíada, professora Elisangela dos Santos Meza, avalia que a Olimpíada deste ano obteve grande êxito. “Esse êxito se deve ao empenho conjunto das escolas, alunos e familiares. Quando a família, a escola e os professores se unem, o processo educativo se torna mais sólido e cria cidadãos que farão a diferença na nossa sociedade”. Elisangela finaliza com uma homenagem aos medalhistas: “Este prêmio conquistado é o resultado de uma caminhada de dedicação aos estudos”.
Para muitos estudantes, esta edição da OPMat foi o primeiro contato com a competição, que encerrou com em chave (e medalha) de ouro. A estudante do quinto ano Sophia Camargo Crizante foi medalha de ouro no Nível Junior. Esta é a primeira vez que a aluna da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato participa da Olimpíada e ficou muito animada com a premiação. “Eu estou muito feliz porque gosto de matemática”. O incentivo para os estudos vem da escola e dos pais, Edson e Shirley. Além da resolução para os problemas matemáticos, a resposta para a pergunta sobre qual profissão a inspira para o futuro também é rápida e calculada: Engenharia.
A premiação da OPMat também contou com homenagens aos professores dos alunos vencedores da competição. A professora Kátia Simone Pereira, da Escola Municipal Doutor Raul Pinheiro Machado, foi à cerimônia prestigiar seu aluno Antônio, que conquistou a medalha de bronze na prova. Para ela, a conquista também é fruto do seu trabalho. “Ele se destacou o ano inteiro e participou de várias competições, conquistando uma medalha de bronze aqui hoje. Esta conquista é fruto do nosso trabalho durante o ano inteiro”. Para ela, a OPMat é uma forma de ajudar professores e alunos a superar barreiras no ensino da Matemática.
Texto: Gabriel Miguel | Apoio: Luciane Navarro | Fotos: Luciane Navarro, Fábio Ansolin e Gabriel Miguel