Projeto da UEPG recebe Prêmio Excelência em Competitividade

Compartilhe

O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), programa do qual a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participa, é um dos vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade, do Centro de Liderança Pública (CLP). A premiação reconhece boas práticas em políticas públicas nos governos estaduais. Nesta edição, o Projetek concorreu com outras 292 iniciativas do Brasil.

O Projetek é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como objetivo atender demandas de projetos de engenharia civil e arquitetura para a realização de obras públicas em pequenos municípios paranaenses e órgãos da gestão estadual. Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a premiação reflete a vocação do Estado em superar desafios e avançar no desenvolvimento de forma regionalizada. “Esse é um projeto em que o Estado do Paraná, por meio das nossas universidades, com nossos engenheiros e arquitetos, ajuda especialmente os pequenos municípios a fazerem os projetos para suas cidades. Foi reconhecido como o melhor projeto do Brasil”, disse.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, afirma que o papel do ensino superior é formar cidadãos para atuar junto à sociedade. Segundo ele, o Projetek é um exemplo de como as universidades podem prestar serviços. “Os projetos para construção civil são desenvolvidos e entregues aos pequenos municípios que apresentam essa necessidade e não possuem estrutura técnica e de pessoal para desenvolver a atividade, o que implica no princípio da economicidade da gestão pública, porque esse custo é absorvido e transformado em conhecimento pela universidade”, afirmou o secretário.

O Projetek é um projeto de extensão que está sendo desenvolvido desde 2021 na UEPG e demais Universidades Estaduais: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). As universidades já entregaram 61 projetos e outros 42 estão em andamento. Ao todo, 57 municípios foram beneficiados com a política pública. A proposta é proporcionar o aprimoramento na utilização da Modelagem da Informação da Construção ou metodologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling), que é um conjunto de técnicas e processos que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações.

As equipes que atuam nas universidades são formadas por 46 estudantes de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, por profissionais destas áreas e são coordenadas por professores das instituições. Todos os alunos e profissionais recebem bolsas-auxílio do Fundo Paraná ou da Fundação Araucária. Os integrantes do Projetek aplicam o conhecimento em projetos de obras públicas que serão executadas pelos municípios, além de participarem da gestão do trabalho realizado por escritório.

De acordo com o coordenador estadual do Projetek, Ricardo Rocha, esse é um dos ganhos efetivos da gestão pública. “É uma oportunidade de unirmos dois lados da sociedade, a comunidade acadêmica e a gestão de municípios para a realização de projetos que colocam em prática os conhecimentos dos nossos universitários que, com os projetos, suprem as necessidades da gestão municipal”, destacou.

Texto: Reprodução AEN | Foto de capa: Jéssica Natal | Foto Interna: AEN


Compartilhe

 

Skip to content