

Olhares repletos de expectativa e curiosidade. Na noite de segunda-feira (17), a sala 117 do Bloco M da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi se enchendo aos poucos com calouros e calouras que vão ficar para a história: a primeira turma do curso de Nutrição.
“É um momento em que se inicia não apenas um novo curso, mas uma nova concepção de universidade”, enfatiza o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “A recepção da primeira turma de Nutrição nos traz uma grande alegria porque reafirma o compromisso da UEPG com uma educação de qualidade, com uma educação que contemple os profissionais que trabalham durante o dia e que agora poderão cursar um curso de nutrição no período noturno”.
Logo no primeiro dia, os estudantes foram recebidos pelo vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Ele destacou a importância do momento histórico e reforçou as boas-vindas da instituição a cada aluno e aluna. Além disso, o professor Ivo salienta o caráter de integração entre os cursos, materializado pelas parcerias em projetos e nas atividades cotidianas. “O curso de Nutrição é muito importante para nós. A criação de um novo curso na área de saúde potencializa toda nossa estrutura, que inclui os Hospitais Universitários, e ainda possibilita novas áreas de pesquisa e de formação”, enfatiza. “Será possível fazer muitas parcerias com outros cursos e atender à comunidade, que escolheu esse curso como um dos mais concorridos do nosso vestibular. O primeiro vestibular de Nutrição foi um grande sucesso, estamos muito animados e vamos fazer crescer essa área na UEPG”.
“Estamos muito felizes com o início do curso de Nutrição da UEPG, o mais novo curso de graduação do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde”, comemorou o diretor do Sebisa, professor Julio Cesar Miné. Segundo ele, os profissionais formados pela UEPG serão capacitados a promover saúde e bem-estar por meio da alimentação. “É crescente a demanda por cuidados alimentares e a conscientização sobre os impactos da dieta na qualidade de vida da população, e a formação de nutricionistas bem preparados se torna essencial. O curso oferece uma abordagem moderna, que combina teoria e prática, e prepara os acadêmicos para atuar em diversas áreas, como saúde pública, esportiva e clínica”.
Durante a semana, as atividades de acolhida integraram os cursos de Nutrição e Licenciatura em Biologia, que compartilham o espaço do Bloco M no período noturno e terão atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão. Na sexta-feira (21), os alunos conheceram o HU-UEPG e tiveram uma palestra com a nutricionista hospitalar. O momento foi ainda mais especial para a aluna Giovana Florêncio, já que ela é apaixonada pela área da saúde e pela nutrição hospitalar. “Quando eu descobri que ia ter essa visita, eu falei: ‘Nossa, já vou poder estar ali olhando bem de pertinho a carreira que eu quero seguir'”, admirou-se. “Eu espero que seja um curso que vai inovar a UEPG. É uma área que precisa bastante e tem uma importância gigantesca, mas que agora vai aparecer”.
Nos HUs, os estudantes foram recebidos pela presidente da comissão de implantação do curso, professora Fabiana Postiglione Mansani, que é diretora geral dos Hospitais e que comemora a alta procura pelo curso. “Buscamos propor um projeto pedagógico atual, inovador e que atenda às expectativas da comunidade na formação de um profissional extremamente capaz de trazer qualidade de vida para comunidade em que estiver atuando”, explica. Segundo ela, os profissionais formados pelo curso de Nutrição terão uma formação de qualidade em uma universidade pública, com viés científico e viés tecnológico e de inovação. “Esse é um diferencial importante e que os futuros nutricionistas vão ter na sua formação: a chancela da UEPG”.
A professora Dionízia Xavier Scomparin, coordenadora do curso de Nutrição, celebrou o momento histórico na vida dos estudantes, professores, da Universidade e da comunidade. “O início das aulas do curso de Nutrição gera grande expectativa tanto nos estudantes quanto nos professores”, comenta. “A expectativa é de crescimento pessoal e profissional, com chance de aplicar a teoria em práticas e estágios ao longo do curso”.
Texto: Aline Jasper | Apuração: Aline Jasper e Tierri Angeluci | Fotos: Aline Jasper