UEPG lamenta falecimento da professora Priscila Larocca

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa comunica com pesar o falecimento da professora Priscila Larocca nesta segunda-feira (11). Como docente da UEPG, atuou no Departamento de Educação, lecionando Psicologia da Educação e disciplinas afins no Curso de Pedagogia, Licenciaturas e no Programa de Mestrado em Educação na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem.

O professor Jefferson Mainardes destacou a dedicação da professora e disse que hoje é um dia de tristeza e luto pelo falecimento da colega de Departamento. Mainardes recordou que foram  31 anos de trabalho ao lado da professora. O Nupepes também comunicou o falecimento da sua coordenadora expressando a profunda gratidão pelo trabalho desenvolvido por ela frente ao Núcleo.

A professora, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – SP), era Licenciada em Ciências e Pedagogia. No campo administrativo, foi Diretora, Vice-Diretora e Coordenadora Pedagógica de escolas de nível básico e médio. No ensino superior, atuou como membro e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia, representante docente no Colegiado do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes e Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação. Publicou livros, artigos científicos e comunicações em eventos científicos.

O reitor Miguel Sanches Neto expressou tristeza pela morte da professora.  “Priscila Larocca era profissional comprometida com as lutas sociais, com a valorização do professor e com a universalização do ensino. Mestre e Doutora em Educação, teve uma vida dedicada à UEPG. Aos familiares, meus sentimentos”.

A UEPG está de luto neste dia e se solidariza com os colegas docentes, egressos que foram seus alunos e, em especial, com os familiares pela perda inestimável.

Homenagem Secihla

Professora Priscila Larocca, falecida no dia de hoje, deixa um legado humano e profissional para a UEPG, para a educação em Ponta Grossa, no Paraná e no Brasil, para todos nós que convivemos com ela, como seus alunos e alunas, como seus colegas, companheiros e companheiras de luta. Não há como falar da companheira Priscila Larocca sem mencionar a sua energia e alegria, sua capacidade de motivar e formar para a justa indignação que faz querer mudar o mundo. Professora Priscila graduou-se em Ciências e em Pedagogia e titulou-se Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas/SP. Desde 1988 trabalhou como professora em vários Cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atuou também no Programa de Mestrado em Educação, como docente e pesquisadora em Ensino-Aprendizagem. Formou gerações de educadores, de professores engajados na causa cotidiana da educação e da formação humana. Participou ativamente da fundação da Associação de Professores da Educação Básica do Estado Paraná, esteve presente nas primeiras lutas para a consolidação da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde 1988, mais tarde transformada em Sindicato único dos trabalhadores da UEPG para, então, consolidar-se no SINDUEPG, como o conhecemos hoje. A sua presença na luta docente sempre foi farol para seus colegas, sua clareza e compromisso nas inúmeras lutas de que participou foram e sempre serão referência para os compromissos que temos com a nossa carreira mas também com o sentido maior de atuar para a formação superior em um país como o Brasil. No Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, o nome da Professora Priscila Larocca sempre esteve e estará associado à sua imagem de trabalho, de amizade, companheirismo e, principalmente, energia. A lembrança de encontrá-la pelos corredores do Bloco B ou no estacionamento do Campus Central, em muitas sextas-feiras, ao fim das últimas aulas do noturno, ilumina a memória e faz crer que uma mulher como ela é exemplo para todas nós, que fomos formadas pelas lutas sedimentadas por ela e pela sua geração. O compromisso da Professora Priscila Larocca com a UEPG foi marcado pela sua profunda valorização do espaço e da atuação em sala de aula, seu compromisso em fazer-se presente nos debates colegiados, nos espaços de diálogo compartilhado nos lembram, desde sempre, que é no contato humano e no diálogo que a vida se realiza e se desenvolve de modo a tornar cada um sujeito de suas escolhas e destino.
Sentiremos muito falta da Professora, da colega, da amiga e da companheira Priscila Larocca. Que a sua memória nos console, que a sua alegria permaneça como lembrança e inspiração para nós, que hoje choramos.

Homenagem DEED

Foi com grande pesar que o DEED e a UEPG receberam a notícia do falecimento da Profª Priscila Larocca, na tarde do dia 11 de janeiro. Ela atuava no Departamento de Educação desde o final da década de 1988. A Profª Priscila era Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Era professora de Psicologia da Educação e destacou-se como pesquisadora do ensino de Psicologia da Educação e temas correlatos. Atuou também no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando diversos alunos do Mestrado em Educação. Atuou também no Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino, em escolas de Ponta Grossa (no Colégio Epaminondas Novaes Ribas, Colégio Estadual Elzira Correa de Sá e Núcleo de Educação). Na UEPG, atuou no ensino, na pesquisa, na extensão. Nos últimos anos, dedicava-se ao ensino, Colegiado de Pedagogia, no Projeto de Extensão UEPG na Guarda Mirim e nas atividades do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – NUPEPES.  A Profª Priscila enfrentava um tratamento de câncer, mas desde o dia 23 de dezembro encontrava-se hospitalizada com COVID-19.  Ela deixa vários exemplos e lições para todos os seus alunos, colegas e familiares pela sua força, coragem e determinação. Expressamos nossos sentimentos aos seus filhos, netos e demais familiares.

 

 


Compartilhe

 

Skip to content