O professor Francisco Carlos Serbena do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou do evento “Virtual Glass Summit”, organizado pela American Ceramic Society, de 03 a 05 de agosto.
Segundo Serbena, a pesquisa aponta para as modificações na microestrutura das vitrocerâmicas para melhorar as suas propriedades mecânicas como dureza e resistência à fratura. “Essas pesquisas tem um grande campo de aplicações. Por exemplo, em materiais para aplicações dentárias, biomateriais que substituem e aceleram a regeneração dos tecidos ósseos no corpo humano e como selantes em células a combustível de óxido sólido, que são dispositivos eficientes e limpos para a conversão direta da energia química de um combustível em energia elétrica”, explica. O docente conta que a apresentação foi toda virtual, a partir de uma plataforma específica para os participantes.”Isso permitiu que pesquisadores de diferentes países como EUA, Europa, Brasil e outros, participassem com segurança neste momento da pandemia da Covid-19″.
O primeiro evento virtual promovido pela American Ceramic Society reuniu líderes da indústria, pesquisadores de Universidades e dos principais Laboratórios Nacionais em sessões técnicas através de apresentações orais. O fórum aberto para cientistas e engenheiros de vidro de todo o mundo permitiu a trocar de informações sobre os recentes avanços relacionados à ciência do vidro e a sua tecnologia. A transmissão substituiu a Reunião Anual da Divisão de Vidros e Materiais Óticos (GOMD 2020), que estava programada para ocorrer de 02 a 07 de agosto de 2020 em New Orleans, USA. Ao todo, participaram 250 pessoas entre apresentadores, professores, estudantes e profissionais da indústria.
Texto: Vanessa Hrenechen