No dia último dia 26 de setembro foi publicada a obra Strange Vistas: Perspectives on the Utopian, editada por Justyna Galant e Marta Komsta, ambas professoras da Universidade Maria Curie-Skłodowska, em Lublin, Polônia. A edição do volume teve como objetivo reunir artigos que demonstram o escopo do pensamento utópico e a significância de ficções utópicas, assim como de determinados eventos históricos com potencial utópico, para uma compreensão mais abrangente da realidade contemporânea.
O professor Doutor Evanir Pavloski, do Departamento de Estudos da Linguagem, da UEPG está entre os autores que contribuíram para a publicação. O artigo do professoreEvanir é intitulado The Contiguity of Utopia e Dystopia in Monteiro’s Lobato The Racial Shock (A contiguidade da utopia e da distopia em O choque das raças, de Monteiro Lobato).
O texto analisa o romance do escritor brasileiro, publicado em 1926, que descreve as sociedades estadunidense e brasileira no ano de 2228. Na obra, explica o professor, ‘enquanto o Brasil sofre com conflitos raciais em diferentes regiões, os Estados Unidos assumiram uma estrutura organizacional baseada em princípios eugênicos. Em ambos os contextos, o uso da eugenia reflete ao mesmo tempo a busca pela estabilidade social encontrada nas utopias tradicionais e a homogeneidade autocrática tipicamente atribuída às sociedades distópicas”. O objetivo da discussão que se estabelece no texto, de acordo com Pavloski, “foi demonstrar a instável distinção entre idílios utópicos e pesadelos distópicos na obra de Monteiro Lobato”, conclui.
Mais informações: https://www.peterlang.com/view/9783631795316/html/ch14.xhtml