Professora da UEPG visita centro de formação docente nos EUA

Compartilhe

A professora Maiza Althaus, do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou visita técnica ao centro de formação de professores da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. O objetivo da viagem foi conhecer o programa institucional de formação de professores, desenvolvido pelo Centro para Ensino e Aprendizado (CTL- Center for Teaching and Learning). O Escritório de Relações Internacionais (ERI-UEPG) prestou apoio para a viagem da professora e forneceu orientações para o encaminhamento da visita.

O objetivo da visita, realizada em 9 de fevereiro, foi de trazer a experiência observada no CTL para a UEPG, que também conta com um Programa Docência no Ensino Superior (DES), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). “Nossa Universidade tem o compromisso com a formação do quadro docente, e por meio do Programa DES priorizamos a qualidade do ensino, com encontros, palestras e assessorias aos nossos professores”, explica Maiza, que foi a primeira coordenadora do Programa, criado em 2015. Ela destaca que o Programa está em evolução e, por isso, é necessário conhecer projetos similares que são referência na formação de professores, como o CTL, da Universidade do Texas em Austin.

“Esta experiência potencializou minha prática pedagógica, em especial no que diz respeito às inovações na docência universitária”, avalia. Maiza comenta que a visita também fortalece o trabalho que desenvolve como pesquisadora na área da didática, em que busca estudar experiências de centros de formação de docentes universitários ao redor do mundo, como o da Universidade do Texas, e analisar a adesão e o impacto dessa formação no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula. “É preciso que, cada vez mais, as universidades invistam em propostas de formação de docentes universitários, de forma a atender suas necessidades”, destaca.

A professora celebra a ponte estabelecida, por meio dos estudos em educação, entre a UEPG e a Universidade do Texas e afirma que devem ser realizadas outras experiências por meio desta parcerias para a realização de estágios e ações formativas entre as duas instituições.

Texto: Gabriel Miguel  / Fotos: Arquivo pessoal


Compartilhe

 

Skip to content