Professores e acadêmicos realizam atividades voltadas à imunização

Compartilhe

Nesta quarta-feira (16), a Universidade Estadual de Ponta Grossa promove, com apoio da Fundação Municipal de Saúde, um mutirão de vacinação da comunidade acadêmica. A campanha é coordenada pelas professoras de epidemiologia, Pollyanna Borges, e de Controle de Infecção, Dagmar Gaspar.

A ação acontecerá no ambulatório do Centro e seguirá o calendário adulto, voltado ao sarampo, hepatite B, antitetânica, febre amarela e tríplice viral.  Para tomar a vacina é necessário levar a carteirinha, o cartão SUS e um documento com foto.

Este ano, um dos focos de atenção da equipe é a imunização contra o sarampo, devido ao avanço dos casos no Brasil, em especial em São Paulo e no Paraná. Com o objetivo de divulgar a importância da imunização, o Projeto de Extensão “Saúde e Cidadania: Recriando a Realidade Social”, realizou nos dias 07 e 09 de outubro oficinas sobre a prevenção de doenças e a Gincana Vacina&Ação.

Segundo a coordenadora Rosiléa Clara Werner, os acadêmicos foram estimulados a formar equipes e completar as tarefas designadas. “Inicialmente eles criar um nome para a equipe e escreveram em uma tarjeta, depois  juntaram as carteiras de vacina do grupo, para fotografá-las com o nome da equipe e encaminhar para o WhatsApp da professora. Na sequência criaram um cartaz explicando o que é e para que servem as vacinas e qual ou quais vacinas protegem do sarampo”, explica.

Os acadêmicos também tiveram que apresentar uma paródia sobre os sintomas do sarampo e identificar na carteira de vacinação dos participantes se todos estavam imunizados. A atividade, segundo os participantes, foi esclarecedora, animada e divertida. Ao final, as equipes vencedoras receberam uma cesta de frutas e livros.

 

 

Texto: Vanessa Hrenechen / Fotos:Rosiléa Clara Werner


Compartilhe
Skip to content