Mestrado Profissional em Matemática da UEPG celebra 50ª defesa de mestrado

Compartilhe

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promoveu sua 50ª defesa de dissertação. A apresentação, que aconteceu no último mês, marcou a comemoração dos 10 anos de existência do Programa na Universidade.

O egresso do ProfMat, Odailson Oliveira, defendeu seu trabalho sobre o ensino de geometria na educação básica em 15 de dezembro, o qual foi aprovado pela banca. “Abordamos o uso de smartphones como instrumentos ensino, investigamos as contribuições do uso do aplicativo Calculadora Gráfica GeoGebra 3D, com realidade aumentada, para o ensino de geometria espacial”, explica.

A banca da defesa foi composta pelas professora do ProfMat, Luciane Grossi e Fabiane de Oliveira, além de Roberta Suero, egressa do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG. “É um grande privilégio ter participado deste grande momento do ProfMat UEPG”, comemora Odailson. O aluno conta que, desde o início do Programa na UEPG, ele buscava uma vaga para ingresso. “Vendo vários amigos meus concluído este curso, minha vontade de ingressar crescia cada vez mais. Enfim chegou a minha vez e procurei aproveitar ao máximo a oportunidade que tive. Sou muito grato pelo comprometimento e dedicação de cada um dos professores”, completa.

A primeira defesa de mestrado ocorreu em 28 de fevereiro de 2013, sobre a importância dos sistemas lineares no ensino médio e a contribuição para a matemática e suas aplicações, defendido por Ana Eliza Gonçalves Ferreira, conforme explica a professora Fabiane de Oliveira. “Logo após concluir o mestrado, Ana foi aceita no doutorado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Paraná, e hoje é professora de Matemática no Colégio Militar de Curitiba”, relembra. Outros egressos também ingressaram no doutorado ou fizeram concursos para atuação em Institutos Federais. “Dos egressos do ProfMat, muitos trabalham em escolas de educação básica, atendendo prioritariamente professores de Matemática em exercício, especialmente de escolas públicas, que buscam aprimoramento em sua formação profissional”, salienta.

Uma década

Aula inaugural do ProfMat na UEPG, em 2011

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional teve início na UEPG em 2011, com quatro professores na época – Giuliano Gadioli La Guardia, Luciane Grossi, Luis Antonio Romero Grados (já aposentado) e Marciano Pereira. “Acredito que o Programa ainda tem uma função importante a cumprir aqui na região, com a oferta de um mestrado qualificado (conceito 5 na última avaliação da Capes, que é o conceito máximo para os mestrados) e voltado para o aperfeiçoamento de professores de Matemática da Educação Básica”, destaca Marciano.

O professor explica que a maioria dos mestres, formados durante 10 anos de Programa, continua atuando na Educação Básica, que é o objetivo principal do Programa. “Muitos egressos nos contam que, depois de cursarem o mestrado, se sentem melhor preparados para os desafios da profissão”, adiciona. Luciane Grossi acompanhou o ProfMat desde o seu início na UEPG. “Nós estamos muito gratos de ver o quanto foi e continua sendo importante esse Programa para a UEPG. O Programa atende a toda região dos Campos Gerais, o que ressalta a importância da nossa existência, só temos a comemorar o sucesso da nossa história”, enfatiza.

O curso cresceu e atualmente conta com 12 docentes. Dentre eles, a professora Fabiane de Oliveira. “Foi uma honra participar da 50ª defesa do Programa.  Fiz a minha graduação na UEPG e meu sonho era voltar e trabalhar aqui”, conta. Fabiane foi orientadora da mestranda que realizou a primeira defesa. “Espero que daqui a alguns anos estejamos aqui para comemorarmos juntos a 100ª defesa, com muitas conquistas para o nosso Programa, professores, discentes e egressos”, comemora.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo


Compartilhe

 

Skip to content