Projeto de Extensão de Jornalismo faz cobertura sobre Covid-19 no mundo

Compartilhe

Programa de entrevistas já abordou Estados Unidos, Portugal, Peru, além do Brasil. A próxima edição será Colômbia

O projeto de extensão Democracia & Direitos Humanos, ligado à Agência de Jornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem realizado a cobertura da pandemia da Covid-19 no mundo, incluindo também abordagens sobre o Brasil e Ponta Grossa, de forma mais específica.

O programa de entrevistas veiculado nesta segunda-feira (04) trouxe a análise da peruana Luisa Prisciliana Portilla Durant, professora da Faculdade de Letras da Universidade Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, sobre as medidas no país para o isolamento social. Peru foi um dos primeiros países da América Latina a adotar medidas contra a expansão da pandemia, na segunda semana de março, logo após o registro do primeiro caso da Covid-19 no país (06 de março). Entre as decisões imediatas, ocorreu o fechamento das fronteiras com Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile.

A entrevista foi realizada por Skype em 25 de abril, às 14 horas, horário de Ponta Grossa (Brasil), e às 12 horas, horário de Lima (Peru). Luisa Portilla possui doutorado em Literatura Peruana e Latino-Americana. “Certamente, o presidente do Peru, Martin Vizcarra, tomou medidas cedo e foram respeitadas, em um primeiro momento, de maneira total pelos peruanos. As primeiras medidas foram em relação ao tempo que devemos permanecer em casa”, disse.

Além da versão em vídeo (pelo canal no Youtube), o programa de entrevista Democracia & Direitos Humanos tem sido veiculado na versão áudio, pela Rádio Comunitária Princesa (FM 87,9 e na internet) e nas redes sociais do Curso de Jornalismo da UEPG (Agência de Jornalismo e Projeto de Extensão Elos).

Sobre as entrevistas

Além do Peru, Democracia & Direitos Humanos já realizou entrevistas em países que tem se tornado epicentro, devido à expansão do novo Coronavírus e também naqueles com controle da doença. Já foram veiculadas entrevistas sobre a pandemia nos Estados Unidos (EUA), no dia 05 de abril, com a jornalista Alexandra Oliveira, que mora em Washington; e em Portugal, em 15 de abril, com o jornalista e professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que falou de Covilhã, onde mora há 4 anos.

A próxima entrevista a ser veiculada na próxima quinta-feira (07) será sobre a pandemia na Colômbia, com a jornalista Juliana Colussi, professora do Curso de Periodismo e Opinião Pública da Universidad de Rosário, em Bogotá, que mora no local há 4 anos. A pesquisadora também realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG, em 2016.

Sobre o Projeto

Coordenado pelas professoras do curso de Jornalismo Hebe Gonçalves e Angela Aguiar, o Democracia & Direitos Humanos, em parceria com a Rádio Princesa Comunitária Princesa, completa nesta segunda (04) a 45ª edição. O programa, que começou em 02 de março, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h30, no Princesa News. Democracia & Direitos Humanos aborda temas ligados à pauta indicada no próprio nome, incluindo a pandemia do novo coronavírus. A primeira notícia sobre a Covid-19 foi veiculada no dia 17 de março, com a entrevista do professor do Departamento de Farmácia da UEPG e da direção do Sindicato dos Professores da UEPG (Sinduepg), Arcelio Benetoli.

A versão para Rádio Princesa também conta com a participação de estudantes de Jornalismo, como Deborah Kuki, Eder Carlos, Emanuele Benício, Isadora Ricardo, Kauana Neitzel, Larissa Godoi, Luiz Zak e Rafael Bahls, e está aberta aos demais interessados.  A partir da suspensão das aulas pela UEPG, devido à pandemia da Covid-19, em 16 de março, as atividades do projeto têm sido realizadas à distância.

“A cobertura da pandemia no mundo tem sido a partir de locais em que a Covid-19 se apresenta como epicentro, como os Estados Unidos, assim como onde a doença tem tido certo controle pelos governos, como no caso de Portugal. Já na América Latina, nossa atenção é justamente por serem países da fronteira com Brasil, assim como realidades sócio-econômicas próximas à brasileira”, diz Hebe Gonçalves, uma das coordenadores do projeto.

“Temos clareza da limitação em abordarmos todos os países. O que é humanamente impossível para nossa realidade, como projeto de extensão. Mas a iniciativa visa o diálogo com jornalistas e ou professores residentes nesses diferentes países”, destaca Hebe Gonçalves.

Entre os aspectos abordados nas entrevistas, além das medidas adotadas pelos países no controle da Covid-19,  estão as coberturas dos meios de comunicação predominantes nesses diferentes países e o comportamento da população nas redes sociais na disseminação de informações sobre a pandemia, principalmente fake news. “A pandemia da Covid-19 tem gerado uma quantidade enorme de informação em todo mundo. Importante trazer esta questão para o centro do debate”, afirma Angela Aguiar, também coordenadora da proposta.

Relembrando a entrevista concedida ao Democracia & Direitos Humanos, pelo jornalista e professor Luis Fernando Assunção, que ressaltou a inexistência de fake news sobre a Covid-19, em Portugal, Angela Aguiar acrescenta: “Nós, jornalistas e professores de jornalismo, não podemos estar alheios à produção da informação e da desinformação nesse momento, bem como às especificidades de cada contexto”. A professora também destaca uma realidade comum entre países da América Latina que é a necessidade de preservação dos povos originários, comunidades cuja sobrevivência é ameaçada pela pandemia.

Discussão de Temas 

O Democracia & Direitos Humanos já abordou os seguintes temas: violência contra mulher; I Encontro Nacional de Mulheres Sem Terra, em Brasília; 8M- Dia Internacional de Luta da Mulher; Dois anos da execução de Marielli Franco e Anderson Gomes; Projeto de Emenda da Lei Orgânica em Ponta Grossa sobre a chamada “Ideologia de Gênero” nas escolas; desmonte do INSS; Audiência Pública sobre o INSS; pandemia do novo coronavírus no Brasil; proteção ao idoso na pandemia do novo coronavírus no Brasil; medidas econômicas adotadas no Brasil na pandemia do novo coronavírus; combate à fome na pandemia da Covid-19; doação de alimentos pelo MST contra a fome na pandemia da Covid-19; ataques à educação; proteção à mulher contra violência doméstica na pandemia da Covid-19; entre outras.

Democracia e Direitos Humanos

D&DH Rádio: de segunda a sexta-feira, às 9h30, na Rádio Princesa e disponível na redes sociais do Curso de Jornalismo da UEPG e no soundcloud.

D&DH Vídeo: disponível do canal do YouTube da Agência de Jornalismo do curso de Jornalismo da UEPG e nas redes sociais do Curso de Jornalismo da UEPG.

Texto: divulgação da Agência de Jornalismo/Curso de Jornalismo da UEPG (adaptado por Vanessa Hrenechen)       Foto: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content