A Universidade Estadual de Ponta Grossa firmou acordo de cooperação com a Prefeitura de Ponta Grossa para o início do Projeto Esporte de Base, na manhã desta segunda-feira (02). O trabalho ocorrerá por meio da Coordenadoria de Desportos de Recreação (CDR-UEPG) e Secretaria Municipal de Esportes, com o objetivo de promover esporte educacional para aproximadamente 7500 crianças, de 2000 famílias. As práticas esportivas acontecerão no Campus Uvaranas e estão previstas para iniciar nos próximos meses, com auxílio dos acadêmicos do curso de Educação Física.
O prazo de vigência do projeto é de 12 meses, com foco na população carente do município, para diminuir os índices de vulnerabilidade. “É muito importante o que estamos celebrando hoje, uma Universidade mais aberta à comunidade, para que pessoas usufruam dos espaços”, comemora a prefeita de Ponta Grossa, professora Elizabeth. O atendimento às crianças também se estenderá aos familiares, que poderão realizar exercícios físicos enquanto aguardam as aulas. “Nós estamos investindo no futuro, tanto das crianças, quanto das famílias”, enfatiza.
O Deputado Federal Aliel Machado destaca a importância de projetos que auxiliam moradores para a promoção da qualidade de vida. “Me pergunto o que seria da nossa comunidade se não fossem tantos projetos realizados aqui pela UEPG nos mais diversos anos”. A parceria entre UEPG e poder público impacta a transforma positivamente a sociedade, segundo o Deputado. “Fico feliz em testemunhar este vínculo, que tanto beneficia a nossa cidade”.
Parceria
As modalidades esportivas oferecidas pelo projeto serão coletivas e individuais, como voleibol, basquetebol, futsal, handebol, badminton, judô e atletismo. “Estamos há um tempo conversando com o pessoal da Secretaria para desenvolver esse projeto e nosso objetivo principal é trabalhar com crianças, por meio do esporte de participação e de educação”, explica o coordenador do CDR, professor Rodolfo Dellagrana. Os participantes poderão ter uma vida saudável através do esporte. “Quem sabe desenvolveremos novos talentos esportivos, nós disponibilizadas espaços, pra conseguirmos atingir resultados planejados”.
“Iniciaremos com seis turmas, primeiramente, para atendermos mais de 7 mil crianças e 2 mil famílias”, informa o secretário municipal de esportes, Ede Pimentel. O planejamento é chegar a 20 turmas até a conclusão do projeto. “Estamos inserindo esporte na vida das crianças e também aos familiares que as acompanham nos treinos”, completa.
Texto e fotos: Jéssica Natal