O primeiro eixo foca em atividades com horário e local fixo na piscina do Campus Uvaranas da UEPG, alternando natação com outras atividades dentro do campus, que também proporcionará aos participantes a exploração/vivência do campus parque. O segundo eixo conta com atividades desenvolvidas na cidade e região, com cronograma previamente determinado, porém flexível. Esse eixo engloba atividades como rapel, mountain bike, trekking/hiking (caminhadas na natureza), caiaque, standup, rafting, técnicas de navegação com mapas e bússola, noções de primeiros socorros e técnicas básicas de mergulho.
A organização do projeto destaca que não é necessário nenhum conhecimento prévio para participar das atividades, já que o objetivo da iniciativa é justamente oportunizar o conhecimento e participação em esportes de aventuras para iniciantes.
Também é recomendado que o participante tenha materiais prévios, como roupas para natação (maiô ou sunga), touca, óculos, e roupas confortáveis/tênis para as demais atividades físicas. Para a inscrição não é necessário ter bicicleta ou outros equipamentos.
Segundo a coordenadora do projeto, a combinação de esportes e natureza proporciona oportunidades para estímulos físicos, tanto para o desenvolvimento da saúde física como mental. “Com os esportes de aventura procuraremos estimular o desenvolvimento da aptidão funcional e da capacidade de lidar com situações que requerem adaptação, liderança, interação em grupo, estratégias de resolução de problemas, manejo do estresse e ansiedade, buscando o bem-estar e qualidade de vida dos participantes”, destaca Danilla.
A cada 15 dias acontecerá uma atividade “ao ar livre”, como rapel, trekking e caiaque (região alagados), rafting (Tibagi). Essas atividades terão custo mais baixo possível e o transporte será combinado entre o coordenador do projeto e participantes, procurando sempre selecionar as opções mais econômicas. Todas as atividades “ao ar livre” serão realizadas com seguro, feitos em parceria com a empresa “Aloha Mergulhos” e “Ecotrip Seguros”.
O projeto funcionará em parceria com a Cavali Pró Eventos, Os Pamonhas Extreme Adventure Race Team e a Aloha Mergulhos e Aventuras Ecológicas. As inscrições podem devem ser feitas diretamente na sede da CDR, no Campus Uvaranas da UEPG, custam R$ 30 e são válidas também para o próximo ano. As mensalidades têm o valor de R$ 80.
Texto: Saori Honorato