Para quem gosta de observar os astros e se sente curioso com os mistérios do céu o projeto “Lua na UEPG”, desenvolvido no Campus Centro da Universidade Estadual de Ponta Grossa, é uma ótima oportunidade. Na última quinta-feira (18), uma nova sessão de observações aconteceu na Praça Santos Andrade, em frente ao Bloco A.
“A atividade foi possível pelo tempo que ofereceu um céu totalmente abandonado pelas nuvens, permitindo, apesar de ser um local bem iluminado, a observação da Lua em fase crescente, mostrando vários planaltos, planícies, crateras e montanhas e de mais alguns corpos celestes mais brilhantes”, garante o servidor do Departamento de Administração da UEPG, Maurício José Kaczmarech, um dos idealizadores do projeto.
Maurício disse ainda que uma das novidades do projeto para este ano serão a utilização de materiais didáticos de apoio às observações com temáticas diferentes em cada dia. “Para esta última observação celeste, foi planejado e construído um material com a temática da escala. Ou seja, para fornecer um referencial ao observador de que tamanho são as feições do relevo lunar distinguidas sobre a superfície lunar. Foi utilizado como elemento para referência a cidade, o município de Ponta Grossa e a superfície do Estado do Paraná. Esses referenciais foram colocados lado a lado na maquete de apoio intitulada “Mare Crisium” (Mar das Crises). Esta é uma planície particularmente interessante da superfície lunar”, completa.
A sessão de observação recebeu acadêmicos, servidores administrativos e docentes da UEPG, bem como moradores das redondezas. Como forma de registro, vários observadores assentaram as câmeras fotográficas de celulares sobre a lente de observação do telescópio para capturar esse momento.
Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Maurício José Kaczmarech