Projeto do Museu Campos Gerais une história e biologia para entender a pandemia

Compartilhe

O Museu Campos Gerais (MCG), em parceria com pesquisadores dos departamentos de História e Biologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançaram um vídeo que permite o olhar aproximado da entrada do novo coronavírus no corpo humano. A animação, lançada neste mês pelo MCG, faz parte do Projeto Micro Museu, que tem como objetivo desenvolver estratégias de inteligibilidade da pandemia de Covid-19, em perspectiva histórica. 

O vídeo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do curso de Engenharia de Computação da UEPG, em integração com a diretoria de ação educativa do Museu. Para criar o vídeo, os alunos Daniel Siemieniaco e Gulliver Waldmann se dedicaram a entender o ciclo de reprodução do vírus para traduzir, de forma visual e dinâmica, o processo de evolução do vírus. O estudo oportunizou o trabalho interdisciplinar entre as equipes dos professores que compõem o projeto de extensão junto ao MCG.

Histórico do projeto

O grupo trabalha, desde 2020, em estudos sobre a pandemia. No ano passado, durante a 19ª Semana Nacional de Museus, a equipe do MCG se reuniu com os professores Marcos Pileggi, do Departamento de Biologia Estrutural, Molecular e Genética, e o professor Maurício Zadra Pacheco, do Departamento de Informática da UEPG, para uma conversa sobre observações relativas à história do tempo presente, que traz memórias de outras pandemias, percepções relativas à atual situação e questionamentos do que virá daqui para frente. Uma das questões apontadas foi a dificuldade que a sociedade tem em compreender o que é afinal o coronavírus. Assim, surgiu a ideia de elaborar um vídeo para mostrar visualmente como a Microbiologia explica a contaminação.

Assista ao vídeo produzido:

 

 

Texto: Patricia Camera         Adaptado por: Julio César Prado        Foto: Rafael Schoenherr (capa) e imagens retiradas do vídeo  


Compartilhe

 

Skip to content