Ana Flávia é bióloga formada pela UEPG e pesquisou na iniciação científica as relações de gênero no ensino de ciências. Na pesquisa, foi realizado um levantamento teórico nas principais revistas internacionais e nacionais classificadas pela CAPES A1, A2 e B1 num período de 13 anos, selecionando artigos que continham no título os termos “gênero” e “ciência”.
“Com essa pesquisa, pudemos notar a ausência de trabalhos relacionados à temática, principalmente em revistas nacionais: apenas 8 artigos foram encontrados. Analisamos também os critérios de avaliação do Plano Nacional do Livro Didático. Chegamos á conclusão de que não engloba todas as nuances das questões de gênero, sendo necessário uma reformulação para evitar tornar o ensino excludente”, explica a bióloga.
Ana Lívia relata que ficou muito feliz em ter seu trabalho divulgado no Women Think Science. “Fico sempre muito feliz quando vejo o reconhecimento das mulheres na Ciência. O projeto no Instagram é uma ótima ferramenta para mostrar a presença feminina em diversos campos de atuação”, declara.
O projeto Women Think Science (Mulheres Pensam Ciência) é uma iniciativa idealizada e criada por Gabriela Soares, acadêmica de Biomedicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) que, através das redes sociais, divulga trabalhos científicos desenvolvidos por mulheres de todo o Brasil.
O objetivo é mencionar mulheres na área da ciência e divulgar suas pesquisas científicas à comunidade. Atualmente, o Women Think Science conta com a participação nacional e internacional de mulheres, cientistas e apoiadores do projeto.
A idealizadora do projeto, Gabriela Soares, conta como surgiu a ideia de criar a conta no Instagram: “Eu via a necessidade de mencionar pesquisadoras, biólogas, médicas, veterinárias, biomédicas, entre outras áreas, com trabalhos de relevância, e que não tinham facilidade com a divulgação científica. O Women Think Science surge para mostrar que não importa se a pesquisa é grande ou pequena, toda pesquisa tem sua relevância”, explica.
Conheça mais pesquisadoras mulheres, acessando o perfil da página no Instagram: https://www.instagram.com/womenthinkscience/.
Texto: Saori Honorato